Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa pretende superar índice de imunização de bovinos e bubalinos


Começou dia 1º de novembro em todo o país a segunda fase da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Com exceção apenas para o estado de Santa Catarina, que é livre da doença desde o ano de 2007.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o período de imunização de rebanhos bovinos e bubalinos (búfalos) vai até o dia 30 de novembro.

Na primeira etapa de vacinação realizada em maio foram vacinados 98,28% dos animais. Isso significa 192,1 milhões de cabeças de um total de 195,4 milhões. Quase todas as unidades federativas já estão livres da doença.

O objetivo do governo é fortalecer o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e retirar a imunização contra a Febre Aftosa até o ano de 2023. A expectativa é iniciar o processo em 2021.

A Febre Aftosa é uma infecção viral que causa febre e aftas, geralmente na boca e nos pés de animais como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. O vírus se espalha rapidamente pelo gado, caso os produtores não tomem medidas de controle e erradicação assim que detectarem o problema.

A doença afeta o comércio interno e externo de animais e seus produtos, trazendo sérios prejuízos à cadeia produtiva. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo.

De acordo com Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Pará de Minas, todas as lojas especializadas na venda de produtos agropecuários autorizadas estão comercializando as vacinas para os produtores. Após a aplicação da dose é preciso fazer a declaração:


Lucas Silva Jardim
aftosalucas1

Todas as campanhas atingem os índices acima do que espera o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O bom resultado é alcançado devido ao trabalho de conscientização junto a todos os produtores de gado:

Lucas Silva Jardim
aftosalucas2

O escritório do IMA de Pará de Minas está localizado nas dependências do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro João Paulo II.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!