Cristo Redentor: documentário revisita história e relevância sociocultural do monumento

O documentário Cristo Redentor, 60 anos de braços abertos sobre Pará de Minas, será apresentado na Escola Estadual Fernando, na noite de quarta-feira, 7 de agosto, às 19h30min, com entrada franca. No filme serão apresentados a cronologia da construção do monumento e fatos que exploram sua grandiosidade arquitetônica e relevância sociocultural. Com depoimentos de historiadores, testemunhas da época da sua construção e de especialistas, além de imagens antigas e atuais, o filme levará o público a um mergulho na história desse que é um ícone na paisagem urbana de Pará de Minas. Sob a idealização, roteiro e direção da jornalista Éden Bahia de Camargos, o documentário foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

Tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas em 4 de abril de 2003, a estátua do Cristo Redentor é, provavelmente, o bem histórico mais fotografado, visualizado e admirado da cidade. Instalado no ponto mais alto da Serra de Santa Cruz, ele projeta o Município, por meio de imagens que circulam amplamente pelos meios de comunicação e pelas plataformas sociais. Apesar disso, até os dias atuais, o monumento não é tema exclusivo de nenhuma produção audiovisual já editada. Segundo sua idealizadora, o documentário se propõe a preencher essa lacuna, constituindo-se também em instrumento de educação patrimonial. A ideia é que ele promova e contribua para a difusão e valorização do monumento enquanto bem público de inestimável valor histórico, artístico, cultural, arquitetônico e também afetivo da população, independente de credo ou religião.

Por meio de narrativas construídas a partir de pesquisa histórica em fontes oficiais, entrevistas, narrativas e imagens de acervos particulares e públicos, o documentário abordará também curiosidades sobre a estátua. De modo geral, pode-se afirmar que este documentário será uma homenagem aos 60 anos do Cristo Redentor, um monumento oficialmente protegido como bem cultural reverenciado, admirado, respeitado e valorizado pelos paraminenses também como patrimônio afetivo.

O vídeo conterá legenda descritiva, também conhecida como Closed Caption, para assegurar a acessibilidade de pessoas surdas ou com deficiência auditiva ao conteúdo do documentário.

Serviço:
Apresentação do documentário Cristo Redentor, 60 anos de braços abertos sobre Pará de Minas
Data: 7 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h30min
Local: Escola Estadual Fernando Otávio
Com informações da jornalista Éden Bahia de Camargos

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!