Pará de Minas promove a 11ª Paraliteratura com ampla programação cultural. Evento valoriza o livro e a leitura

O Município de Pará de Minas se prepara para receber, entre os dias 15 e 18 de maio de 2025, a 11ª edição da Paraliteratura — um dos maiores eventos literários do Centro-Oeste de Minas Gerais. Promovida pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, a programação será realizada principalmente na Praça Torquato de Almeida, além de outros espaços como escolas, museus e teatros.

A Paraliteratura visa fomentar o gosto pela leitura, promover o acesso ao livro e valorizar a produção literária em suas múltiplas expressões. Com o tema “Uma imersão no mundo dos livros”, a iniciativa contará com feira de livros, sessões de contação de histórias, rodas de conversa com escritores, espetáculos teatrais e atividades formativas.

Atividades para todos os públicos
A programação tem início na quinta-feira, 15 de maio, com a tradicional Feira de Livros, que funcionará das 8h às 18h na Praça Torquato de Almeida, onde também acontecerá a cerimônia oficial de abertura e diversas contações de histórias com autoras convidadas, como Marcilene Tavares e Rita de Cássia. Ainda no primeiro dia, bate-papo com a escritora e professora Vanessa Faria na Escola Estadual Nossa Senhor Auxiliadora, o público poderá assistir ao filme de animação “James e o pêssego gigante” no Estação Cultural, além de prestigiar o espetáculo “O coração e a garrafa”, do Grupo Iluminartt, no Teatro Geraldina Campos de Almeida. Às 19h30min, no Museu Histórico de Pará de Minas, lançamento do livro “Entrelaçando vidas e memórias na travessia do tempo”, de Terezinha Pereira e Idê Ferreira.

No segundo dia (sexta-feira, 16 de maio), continuam as atividades com feira de livros, contação de história com Marta Morais, bate-papo com escritor José Roberto Pereira na Escola Municipal Vicente de Paula Sousa no Bairro Matinha, sessão de cinema na Estação Cultural com o filme “James e o pêssego gigante”, nova contação de história na Praça Torquato de Almeida com Regina Oliveira; bate-papo com escritora Neusa Oliveira na Escola Estadual Torquato de Almeida e uma mesa temática com a escritora Cláudia Jordão, de São Paulo, que abordará a escrita como instrumento de representação e resistência das mulheres.

Literatura como ferramenta de transformação
O sábado (17), trará um estudo literário “Elas, uma escrita em si” com Cláudia Jordão no Foyer Célio de Oliveira Duarte do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, além de uma mediação de leitura com a escritora Carmélia Cândida, no Salão Nobre da Casa da Cultura. A Feira de Livros segue como atividade na Praça Torquato de Almeida.

Valorização da produção local
Em mensagens dirigidas à comunidade, Isabel Cristina Oliveira Faria Campos, secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, destacou que o evento é uma forma de promover o encontro entre leitores e escritores, ampliando o acesso à literatura e incentivando o hábito da leitura desde a infância:

Isabel Cristina Oliveira Faria Campos

Vm
P

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Já Uli Capanema, bibliotecária responsável pela Biblioteca Pública Professor Mello Cançado, ressaltou que a 11ª Paraliteratura reforça o compromisso da cidade com a educação cultural, incluindo as escolas públicas como protagonistas do processo de formação leitora:

Uli Capanema

Vm
P

O encerramento da 11ª Paraliteratura acontecerá no domingo, 18 de maio, com feira de livros na Praça Torquato de Almeida e o tradicional Encontro de Bandas, que chega à sua 19ª edição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!