Debate sobre empréstimo de R$ 60 milhões e duplicação da BR-352 movimenta Câmara Municipal de Pará de Minas

O uso dos recursos provenientes do empréstimo de R$ 60 milhões, contratado pela Prefeitura de Pará de Minas junto à Caixa Econômica Federal, voltou a ser pauta de intenso debate na Câmara Municipal, durante reunião realizada no dia 25 de fevereiro de 2025. O principal impasse gira em torno da decisão do atual prefeito Inácio Franco (PL) de não utilizar a totalidade do financiamento, optando apenas por pagar cerca de R$ 22 milhões já licitados para obras e descartando a duplicação de um trecho da BR-352, além de outras melhorias previstas no projeto original.

A medida gerou manifestações contrárias por parte de vereadores que defendem o investimento completo dos valores para a realização das obras de infraestrutura urbana e rural, conforme foi aprovado no final de 2023.

A polêmica do empréstimo e os projetos de infraestrutura
Aprovado sob protestos e intensas discussões no Legislativo em dezembro de 2023, o empréstimo de R$ 60 milhões deveria ser utilizado para asfaltar estradas rurais, realizar a duplicação de um trecho da MGC-352, que passa atrás do Bairro Santos Dumont, e promover recapeamento asfáltico de diversas vias urbanas.

O financiamento foi aprovado com garantia atrelada ao repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que significa que a Caixa Econômica Federal pode descontar diretamente as parcelas caso o município não efetue o pagamento.

Diante do novo posicionamento da atual administração municipal, o prefeito Inácio Franco anunciou que devolverá ao Estado de Minas Gerais a rodovia BR-352, tirando da prefeitura a responsabilidade por sua manutenção e melhorias. A decisão, no entanto, foi duramente criticada por vereadores, que alertam sobre os riscos da devolução da via e os impactos para a segurança da população.


Vereadores defendem duplicação da BR-352 e uso integral do empréstimo
Entre os defensores da duplicação da BR-352, o vereador Gladstone Correia Dias (PP) destacou que a municipalização da rodovia foi uma conquista após décadas de espera e que devolver o trecho ao Estado significará maior demora na realização de obras e na manutenção da via:

Gladstone Correia Dias

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Já o vereador Marcílio Magela de Souza (PSD) reforçou a importância da obra e o esforço que foi feito para aprovar o financiamento, ressaltando que a decisão de não utilizar o dinheiro vai na contramão do que foi planejado:

Marcílio Magela de Souza

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Críticas à mudança de postura da administração municipal
O vereador Cristiano Fernandes da Silva (Republicanos) também manifestou preocupação com a reavaliação do projeto e a possibilidade de desistência de obras previstas:

Cristiano Fernandes da Silva

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Além disso, Sérgio Martins Vargas (PL) ressaltou que a desistência das obras pode comprometer o desenvolvimento de Pará de Minas, uma vez que a duplicação da via e o asfaltamento de estradas rurais beneficiariam tanto o trânsito urbano quanto o escoamento da produção agrícola do município:

Sérgio Martins Vargas

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Implicações da devolução da BR-352 ao Estado
Caso concretizada, a devolução do trecho municipalizado da BR-352 ao Estado pode ter consequências negativas para Pará de Minas. O vereador Claudinei Secundino Nascimento (Avante) pontuou que, ao retornar para a responsabilidade estadual, a rodovia poderá demorar ainda mais para receber melhorias:

Claudinei Secundino Nascimento

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A proposta de recuo da Prefeitura de Pará de Minas na utilização total do crédito de R$ 60 milhões continua rendendo discussões e os vereadores cobram a execução das melhorias.

Asfaltamento de outras estradas rurais
O vereador Gladstone Correia Dias ainda citou que outras comunidades rurais, como Paivas e Caetano Preto, estão aguardando os mesmos benefícios proporcionados aos moradores de Meireles. O parlamentar salientou que para isso, é preciso apenas utilizar o dinheiro liberado pelo empréstimo dos R$ 60 milhões, sem nenhum desgaste para o prefeito Inácio Franco:

Gladstone Correia Dias

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Conclusão: um impasse que divide opiniões
A decisão sobre a utilização total ou parcial de R$ 60 milhões segue como um dos estados principais temas em Pará de Minas. Enquanto o prefeito Inácio Franco reafirma sua intenção de limitar de ambos os gastos o mínimo, vereadores pressionam para que o investimento o investimento seja realizado, assegurando a realização de todas as obras previstas no projeto aprovado pela Câmara Municipal de Pará de Minas.

A duplicação da BR-352, a pavimentação de estradas rurais e o recapeamento de vias urbanas permanece como demandas urgentes, com foco no desenvolvimento de Pará de Minas, conforme destacado por vereadores em plenário.

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