GRNEWS TV: Cidades precisam de preparo para enfrentarem melhor a emergência climática

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, biólogo José Hermano Oliveira Franco, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH Pará), analisou sua participação na COP 30, realizada em Belém e outros temas.

PUBLICIDADE

Nova dinâmica econômica e ambiental
A transição para práticas agrícolas menos agressivas já cria novas cadeias produtivas, movimenta empregos e reduz o uso de defensivos químicos conhecidos pelos impactos à saúde e ao ambiente. Para especialistas, esse é apenas um dos passos dentro de um cenário que deixou de ser “mudança climática” e passou a ser “emergência climática”, com efeitos visíveis em todo o mundo. Doenças transmitidas por mosquitos já avançam para regiões frias e o Sul do Brasil enfrenta casos inéditos de dengue e chikungunya.

Saúde pressionada pelas novas condições do clima
Durante a COP 30, o Ministério da Saúde confirmou investimento de R$ 9,8 bilhões para reforçar a capacidade do SUS em lidar com eventos climáticos e com o aumento de doenças sazonais. Segundo avaliação técnica, enfrentar a emergência climática significa olhar além da preservação das florestas e compreender as cidades como o centro das transformações. É nelas que os serviços de saúde operam, onde as enchentes ocorrem, onde o mosquito prolifera e onde as ações preventivas podem realmente fazer diferença.

Municípios precisam agir para acessar recursos
A COP 30 reuniu diferentes áreas do governo, incluindo Anvisa e vigilância sanitária, com propostas e financiamentos já disponíveis. Mas, sem equipes preparadas e projetos estruturados, o dinheiro continua parado. Quem se organiza primeiro leva a maior fatia. Exemplos locais mostram avanço: Nova Serrana e Pará de Minas já desenvolvem planos de emergência climática que podem transformar a infraestrutura urbana, desde que bem detalhados e bem executados.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!