Acidentes com trabalhadores estão subnotificados em Pará de Minas e maior número ocorre no trajeto de casa para o trabalho

Os dados estatísticos relacionados a casos de acidentes de trabalho no Brasil são preocupantes. Para se ter uma ideia entre 2012 e junho de 2018 foram registrados cerca de 4,2 milhões de acidentes de trabalho no país, sendo que desse total 15.768 acidentes resultaram em mortes.

As informações são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, criado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e relatam que somente no ano de 2017 foram 895.770 acidentes foram registrados no Brasil.

O levantamento mostra que cortes, laceração, ferida contusa e punctura (furo ou picada) responderam por cerca de 92 mil casos. Ainda contabilizam nos dados 78.499 fraturas e 67.371 contusões/esmagamentos.

No município de Pará de Minas os números são menos expressivos. Em 2018 foram registrados apenas 27 acidentes de trabalho e até meados de fevereiro de 2019 outros dois casos surgiram,

Mas a enfermeira Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde Mirna Marinho Morais, suspeita que esses números de Pará de Minas estejam subnotificados:


Mirna Marinho Morais
mirnaacidentedetrabalho1

Até pouco tempo as estimativas indicavam que o setor de construção civil liderava o número de acidentes de trabalho no município. Porém, essa posição agora é ocupada pelos acidentes registrados no trajeto do trabalhador entre sua casa e o trabalho:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentedetrabalho2

As notificações dos casos de acidentes de trabalho são importantes para o desenvolvimento de projetos que visam a promoção de saúde do trabalhador e com estas ações evitar que outros sejam vítimas de acidentes no local onde prestam serviços ou a caminho dele:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentedetrabalho3

Outro fato que chama a atenção é a notificação de acidentes de trabalho registrados em Pará de Minas envolvendo trabalhadores autônomos. Nesses casos também é preciso que sejam informados, mesmo que eles não estejam vinculados a nenhuma empresa:

Mirna Marinho Morais
mirnaacidentedetrabalho4

Para notificar algum acidente de trabalho ocorrido em Pará de Minas seja com trabalhadores formais ou autônomos, a pessoa deve procurar o Departamento de Vigilância em Saúde que funciona no prédio do extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, bairro Senador Valadares. Quem preferir pode ligar para o telefone (37) 3231-7722.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!