Prefeitura conclui obra de duplicação de avenida no bairro Padre Libério iniciada há mais de 10 anos

Conforme o Portal GRNEWS vem registrando foram longos anos de espera e também de muitas cobranças por parte dos moradores do bairro Padre Libério e bairros adjacentes que reivindicavam a duplicação da avenida João Paulo II.

O dinheiro para executar essa obra foi obtido pelo deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB) por meio de emenda parlamentar junto ao governo federal. A emenda foi liberada no ano de 2010 na gestão do então prefeito Zezé Porfírio (PV). Porém, a empreiteira que venceu a licitação para executar o projeto abandonou o canteiro de obras e durante o governo de Zezé Porfírio a obra continuou parada. O mesmo ocorreu na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB). O Portal GRNEWS apurou que quando um Município não executa uma emenda parlamentar que já iniciou fica com CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) bloqueado. O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas organizações da sociedade civil (OSC). O CAUC bloqueado impede que os recursos federais sejam transferidos, razão pela qual o Município teve que dar andamento ao processo e executar a obra.

Diante desse cenário, no dia 2 de setembro de 2020 publicamos que o contrato com a ECR – Empresa de Construção e Conservação Rodoviária Ltda. havia sido assinado e em breve as obras teriam início.

Para o alívio de quem mora naquela região de Pará de Minas, o projeto saiu do papel e a obra foi entregue nesta terça-feira, 5 de janeiro de 2021, pelo prefeito Elias Diniz (PSD).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Antes desta ordem de serviço ser assinada, outras três licitações foram realizadas nos últimos anos com intuito de realizar a segunda etapa da duplicação. A empresa vencedora do processo deveria duplicar e pavimentar a via, realizando ainda o serviço de jardinagem e sinalização de toda a avenida, cuja área é de 955,40 m².

Os moradores daquela região e quem trafega pela via, já que é acesso à várias comunidades rurais, sonhavam há anos com uma avenida mais segura para todos. Como apenas a primeira etapa da obra foi realizada, o tráfego de veículos fica apenas de um lado e sem quebra-molas ou faixas elevadas, muitos motoristas passam em alta velocidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Elias Diniz afirma que a conclusão da obra realizada com dinheiro do governo federal foi possível devido a recuperação da verba de aproximadamente R$ 400 mil que estava praticamente perdida, após ser liberada há mais de 10 anos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Disse ainda que a conclusão da duplicação da avenida João Paulo II trouxe mais segurança no trânsito e melhorou a mobilidade urbana na região do bairro Padre Libério:

Elias Diniz
elias_diniz_avenida1

Destaca que a obra demorou tanto tempo para ficar pronta devido a burocracia envolvendo o repasse de recursos por parte da Caixa. Cita ainda outras obras realizadas com verbas de emendas parlamentares que estavam praticamente perdidas e foram recuperadas:

Elias Diniz
elias_diniz_avenida2

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A ECR – Empresa de Construção e Conservação Rodoviária Ltda., vencedora da licitação realizada em 12 de agosto de 2020, cobrou R$ 409.818,98 para executar o serviço.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!