Nutricionista dá dicas importantes para prevenir e controlar o diabetes

Em todo mundo existem 463 milhões de pessoas diabéticas e até 2045 este número vai aumentar 45%, passando para 700 milhões de pessoas. Este alerta é da Sociedade Brasileira de Diabetes. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial da doença.

Diabetes é uma doença crônica onde o corpo não produz insulina ou não consegue empregar corretamente a insulina que produz. O hormônio é o que controla a quantidade de glicose no sangue, e obtemos através dos alimentos como forma de energia.

A causa do diabetes, tanto o tipo 1 como o 2, ainda é desconhecida mas sabe-se que uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos são os melhores caminhos para a prevenção.

Quem tem a doença também pode se apegar a estas duas dicas. A alimentação vai ajudar a baixar a glicose do sangue e o exercício físico também é um ótimo aliado.

Atenta a esta situação, a nutricionista Fernanda Medina alerta: é preciso ficar atento à alimentação que faz toda a diferença:


Fernanda Medina
fernandamedinadia1

Mas como cuidar da doença? Ela disse ao Portal GRNEWS que a primeira coisa é praticar exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada. Deixar aquelas guloseimas de lado, diminuir certas porções e preferir alimentos saudáveis:

Fernanda Medina
fernandamedinadia2

Este aumento no número de pré-diabéticos e diabéticos é o resultado de uma alimentação errada ao longo dos anos. O exagero leva o paciente ao aumento da glicose:

Fernanda Medina
fernandamedinadia3

Se o número de diabéticos vem crescendo, o de hipoglicêmicos também. A doença pode levar à perda de consciência e até crises convulsivas. Ela acontece quando o nível de glicose no sangue está abaixo do normal. Isso também requer atenção e cuidados, como conta a nutricionista:

Fernanda Medina
fernandamedinadia4

Muita gente sente fome frequente, sede constante, perda de peso, fadiga e mudanças de humor e não sabe que tem diabetes. Estes são os principais sintomas e caso os sinta, procure um médico para que ele faça os exames que podem detectar a doença.

Os principais sintomas da hipoglicemia são tremedeira, nervosismo e ansiedade, suores, irritabilidade, coração batendo mais rápido que o normal, tontura, sonolência, visão embaçada, dor de cabeça e fraqueza.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!