Pesquisa revela que 8 em cada 10 brasileiros já apoiaram vítimas de desastres climáticos

Uma pesquisa recente, conduzida pela empresa Nexus a pedido do Movimento União BR, indica que 82% dos brasileiros com 16 anos ou mais já contribuíram com ações de ajuda a pessoas afetadas por desastres naturais. O estudo também aponta que um quarto dos entrevistados já vivenciou ou conhece alguém que foi atingido por eventos climáticos extremos.
O levantamento foi realizado entre 29 de abril e 5 de maio de 2025, por meio de 2.013 entrevistas presenciais em todas as 27 unidades da Federação.
Além do expressivo percentual de 82% que já participou de ações de apoio, 21% dos entrevistados afirmam ter atuado como voluntários.
A forma mais comum de auxílio foi a realização de doações, sendo as mais frequentes:
Roupas e sapatos (68%)
Água e comida (58%)
Dinheiro (37%)
Medicamentos (27%)
Os pesquisadores observaram uma preferência no destino das doações: metade (52%) dos entrevistados opta por direcioná-las a causas em suas próprias cidades ou regiões, enquanto cerca de 28% priorizam causas nacionais.
A pesquisa também mapeou a percepção sobre a confiabilidade das instituições que intermediam as doações. Igrejas ou instituições religiosas são consideradas mais confiáveis por 46% dos entrevistados, seguidas pelo Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil (44%) e por ONGs (32%). Era possível selecionar até três opções, o que explica a soma dos percentuais ser superior a 100%.
Para o futuro, cerca de metade (49%) dos entrevistados pretende se voluntariar, 42% planejam doar medicamentos e 29% pretendem doar água e alimentos.
“O brasileiro tem essa disposição para ajudar, e a pesquisa detalha quais fatores motivam esse tipo de ação, trazendo indicativos importantes para os diversos atores envolvidos em campanhas de doações. O levantamento também apresenta dados relevantes para as empresas, em um momento de crescimento do engajamento em ações de responsabilidade social, dentro de uma agenda ESG”, explica Tatiana Monteiro, presidente do Movimento União BR.
Milhões de brasileiros afetados e baixa preparação
Com base nos resultados, a pesquisa estima que 42,2 milhões de pessoas acima de 16 anos já foram impactadas por eventos climáticos graves, dos quais 10% (mais de 4 milhões de pessoas) foram vítimas diretas.
Os eventos mais frequentes que causaram impacto na vida dos brasileiros foram enchentes e alagamentos, relatados por 68% dos afetados. Outros eventos mencionados incluem tempestades ou chuvas fortes (7%), deslizamentos de terra (6%), queimadas ou incêndios (5%), e queda de barragem e seca, ambos com 2%.
Apesar dessa realidade, 77% dos entrevistados disseram nunca ter tomado medidas preventivas para se proteger dos efeitos de desastres, como reforçar a estrutura da casa, estocar alimentos, contratar seguro ou montar um kit de emergência.
O percentual daqueles que buscaram se preparar é maior entre os que já foram afetados por um desastre (42%), entre as vítimas que também conhecem outras vítimas (41%), e entre o grupo que apenas tem conhecidos que viveram essa situação (31%).
Desconhecimento sobre como agir e avaliação da atuação governamental
O estudo da Nexus e do Movimento União BR também revela que metade (50%) dos brasileiros não sabe onde buscar informações sobre como agir em caso de tragédia ou desastre natural em sua cidade, incluindo serviços de resgate e locais seguros para abrigo. Outros 48% afirmaram saber, e 2% não souberam ou não responderam.
Ao serem questionados sobre a efetividade da atuação dos governos federal, estadual e municipal na prevenção de tragédias, 42% manifestaram uma avaliação negativa, com 26% considerando as ações “pouco efetivas” e 16% “nada efetivas”. Por outro lado, 33% as consideram “mais ou menos efetivas”, 14% avaliam como “efetivas” e 7% como “muito efetivas”. Os 5% restantes não souberam ou não responderam.
“Os dados mostram uma parcela muito expressiva da população afetada por desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais intensos, e traz dados preocupantes, como a falta de preparação para esses eventos. Por outro lado, a pesquisa mostra não só um elevado grau de solidariedade na população brasileira, como uma disposição para ampliar essas ações”, explicou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. Com informações da Agência Brasil