Pediatra destaca importância do teste do pezinho ampliado para detectar mais de 50 doenças

Até o quinto dia de vida do bebê, ele precisa receber uma picadinha nos pés. O teste do pezinho é o nome popular dado à coleta de sangue bem no calcanhar dos recém-nascidos. E aquele pouquinho de sangue pode mudar o destino daquela criança. O material ajuda a identificar precocemente várias doenças que o bebê pode ter, de metabólicas a genéticas e infecciosas. A maioria delas, identificadas cedo, podem fazer com que a criança se desenvolva normalmente.

Neste domingo, 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Uma data para relembrar aos pais a importância desta triagem neonatal, que pode definir o destino da criança. Este é um dos exames mais importantes e eficazes, que detectam com precisão as doenças.

A médica pediatra Guaniara Cunha destaca a importância de os pais realizarem o teste o quanto antes no bebê:

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Guaniara Cunha
guaniarcunhtestpezinho1

E agora os pais tem uma boa notícia. Após uma intensa campanha, que foi inclusive notícia no Portal GRNEWS, o teste do pezinho foi ampliado e vai detectar até 53 doenças. Uma vitória para os futuros brasileirinhos.

Mas isto pode demorar até um ano, pois precisa da regulamentação do Ministério da Saúde:

Guaniara Cunha
guaniarcunhtestpezinho2

Em Pará de Minas, o teste do pezinho é realizado gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os bairros:

Guaniara Cunha
guaniarcunhtestpezinho3

O Ministério da Saúde estima que 13 milhões de brasileiros tenham alguma doença rara, sendo 75% crianças. E a maioria delas poderia ter sido tratada logo no começo, após um teste do pezinho completo. Com a ampliação para 53 doenças, o teste vai detectar patologias raras que podem inclusive influenciar o desenvolvimento neurológico, físico e motor da criança.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!