Pará de Minas altera atendimentos da rede de saúde mental durante vigência da onda roxa
O Município de Pará de Minas oferece gratuitamente à população serviços de atenção psicossocial. Há uma rede integrada para ajudar quem necessita de acompanhamento. As equipes especializadas em saúde mental atuam na Atenção Primária, no Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil (Entrelaços), Centro de Convivência e Cultura da Saúde Mental e também na Residência Terapêutica.
Para que estes serviços continuem funcionamento normalmente em meio à pandemia do novo coronavírus e durante a vigência da onda roxa, foram definidas ações para garantir o acolhimento a todos que sofrem mentalmente
A enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde Ana Clara Teles Meytre destaca a importância do alinhamento e das medidas de prevenção para este tipo de serviço que é oferecido pelo Município:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaratmpsci1
Entre as ações solicitadas a funcionários e usuários estão as medidas simples de prevenção. Além disso, foram suspensas atividades coletivas que possam gerar aglomeração, discussão de casos agora só virtualmente e apenas casos urgentes são atendidos presencialmente.
Atendimentos que não são prioritários também foram adiados e se possível, quando houver necessidade de conversar com o usuário ou familiar, fazer este encontro pela internet. Os atendimentos psiquiátricos continuam sempre às terças-feiras, presencialmente, mas só com agendamento.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.