Micro e pequenas empresas de Pará de Minas podem solicitar crédito emergencial com taxa reduzida e pagamento facilitado
Centenas de municípios mineiros precisaram decretar situação de emergência ou de calamidade pública devido as fortes chuvas que caem no estado desde dezembro de 2021.
Pará de Minas é um destes municípios que vem sofrendo no período chuvoso. Não somente na cidade como também a área rural passa por momentos difíceis. São ruas esburacadas, estradas praticamente intransitáveis, riscos de desmoronamento, pontes sendo monitoradas pois correm risco de cair.
Equipes da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão em alerta para evitar problemas maiores.
Na área urbana de Pará de Minas muitos comerciantes tiveram prejuízos, afinal o nível pluviométrico de chuvas é tão grande que inunda ruas e consequentemente a água entra nas lojas.
Empresas localizadas nas ruas Benedito Valadares e Antônio Rocha e avenidas Argentina e Professor Mello Cançado já contabilizam os prejuízos.
Diante dessa realizada em muitos municípios mineiros, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Sebrae Minas criaram o programa “BDMG Solidário” de acesso a crédito emergencial.
A iniciativa do Governo de Minas é ajudar os micros e pequenos empresários de municípios afetados pelas chuvas. Enquanto isto o Sebrae vai atuar na operacionalização dos empréstimos como correspondente bancário. O programa oferta taxas reduzidas, carência e prazo de pagamentos estendidos.
Podem participar os micros e pequenos empresários de municípios com menos de 700 mil habitantes e que tenham decretado emergência ou calamidade pública aceita pelo Defesa Civil de Minas Gerais.
Segundo o Sebrae, dependendo do porte da empresa, pode ser solicitado empréstimo de até R$ 480 mil com taxa de 0,5% ao mês, carência estendida de seis meses, prazo de pagamento de até três anos e parcelas fixas. O Sebrae Minas vai intermediar o processo de solicitação do crédito enquanto o BDMG vai analisar o pedido.
Além do programa de acesso a crédito, as micro e pequenas empresas dos municípios contempladas no decreto da Defesa Civil, e que estejam adimplentes ou inadimplentes desde 2 de dezembro de 2021, poderão renegociar suas dívidas com até seis meses de carência adicional sem juros e prazo de até dois anos para quitar o empréstimo.
Veja quais municípios estão incluídos no BDMG Solidário
MR Divinópolis: Araújos, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela de Indaía , Lagoa da Prata , Leandro Ferreira , Luz, Martinho Campos, Nova Serrana, Oliveira, Perdigão, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula e São Gonçalo do Pará.
MR Formiga: Córrego Danta, Formiga, Iguatama, Itapecerica e Tapiraí.
MR Itaúna: Bonfim, Crucilândia, Florestal, Igaratinga, Itaguara, Itatiaiuçu, Itaúna, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Passa Tempo, Piedade dos Gerais, Piracema, Pitangui, Rio Manso e São José da Varginha.
MR Passos: Capitólio e São Roque de Minas.
Para participar é preciso acessar AQUI e seguir as orientações.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.