Missa festiva celebra os 100 anos da Casa da Cultura, com Coral Bittencourt, Banda Lira Santa Cecília e exposições
A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, convida a população paraminense para a missa festiva que celebrará os 100 anos da Casa Cultura. O prédio também abriga a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado e o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
O Portal GRNEWS apurou que o imóvel imponente tombado como Prédio Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, conforme Lei Municipal, de 12 de junho de 1991, aprovada pela Câmara Municipal. O Projeto de Lei nº 14/1991 foi encaminhado pelo então prefeito José Porfírio de Oliveira (in memoriam) criando o Centro Interescolar de Apoio ao Ensino Fundamental de Pará de Minas (CIEF), que compreendia os órgãos educacionais, como a Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, o Núcleo de Aperfeiçoamento de Professores de Pará de Minas (NAPP). O projeto foi aprovado cum uma emenda do então vereador Adão de Abreu e Silva, que mudou o artigo 2º do projeto, denominando o imóvel como Prédio Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira. Esta emenda teve placar empatado em 5 a 5, e o desempate coube presidente da Mesa Diretora, pela aprovação do projeto em 27 de maio de 1991.
A reportagem do Portal GRNEWS apurou também que, posteriormente, recebeu o nome de Centro Cultural Deputado Antônio Júlio de Faria, Lei Municipal 3.788, de 27 de junho de 2000, sancionada pelo então prefeito Eli Pinto de Faria, o Tilili. Essa denominação foi aprovada em primeira e segunda votações por 12 votos a 0 pelos vereadores que compunham a câmara Municipal em 12 de junho de 2000. O Projeto de Lei nº 31/2000 é de autoria do Executivo Municipal proposto pelo ex-prefeito Eli Pinto de Faria. As duas leis municipais estão vigentes.
A missa será nesta quarta-feira, 03 de julho, a partir das 19h30min, presidida pelo padre Denis Dutra e concelebrada por outros padres convidados, terá apresentações do Coral Bittencourt e da Banda de Música Lira Santa Cecília.
O público também terá a oportunidade de visitar a exposição Padre Libério Rodrigues Moreira: fé e devoção e a mostra sobre o centenário da Casa Cultura, no foyer Célio de Oliveira Duarte, do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, com afirma o secretário municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Glaydston Felipe:
Glaydston Felipe
glaydston100anos010724
Sobre a Casa da Cultura
O prédio do antigo Grande Hotel, inaugurado em 1924, foi construído por Amedeo Celso Grassi, através da Companhia Melhoramentos de Pará de Minas, numa Inciativa de Torquato Alves de Almeida, Agente Executivo do Município de 1912 a 1922.
Recebeu várias autoridades como o Presidente do Estado de Minas Gerais Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, em 1928, e o Governador Milton Campos, em 1949. Seu funcionamento ficou aquém do esperado sendo o Grande Hotel fechado em 1928.
Em 1929, o Estado adquiriu o prédio e cedeu-o para vários usos: Ginásio Paraense, São Geraldo, São Francisco, 1ª Exposição Agroindustrial, Colégio Comercial e Estação Rodoviária, entre outros.
Em 1984, já em lastimável estado de conservação, o Estado doou o prédio para a municipalidade.
As obras de restauração iniciaram-se em 1986. Em 1993, na gestão do ex-prefeito Silésio Mendonça (in memorian), o prédio foi reinaugurado como Casa da Cultura. Em 1998, foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas.
O prédio da Casa da Cultura passou por outra reforma no ano de 2015, na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.