Sindicato convoca Assembleia Geral para discutir greve com servidores municipais insatisfeitos com aumento salarial

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou durante reunião semanal ordinária, realizada em 27 de fevereiro, o Projeto de Lei Ordinária nº 01/2024 encaminhado pelo prefeito Elias Diniz (PSD) ao Legislativo propondo reajuste com percentual de 3,71% para os servidores públicos municipais. O texto também trazia a proposta de aumento no mesmo percentual para o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Este projeto havia sido retirado de pauta durante a reunião de 20 de fevereiro, com pedido de vistas feito pela vereadora Irene Susana da Silva Melo Franco (PSB), para cobrar esclarecimentos da administração municipal sobre um dos artigos que tratava do reajuste para o magistério.

A vereadora disse não ter recebido nenhuma resposta do Executivo Municipal quanto ao questionamento feito. Mesmo assim, os vereadores discutiram e aprovaram o projeto.


Na ocasião, um número expressivo de servidores municipais nas galerias da Câmara Municipal, que não esconderam a insatisfação com o reajuste salarial definido pelo prefeito Elias Diniz e sua equipe. Bastante indignados, os servidores criticaram vários vereadores e também não pouparam o prefeito Elias Diniz, com gritos de protesto.

Durante as discussões para o encaminhamento de votação, os vereadores esclareceram que eles não poderiam acrescentar emendas ao projeto e que o reajuste proposto pelo prefeito para os servidores públicos municipais de 3.71% era muito baixo. Porém, não restava a eles outra alternativa, a não ser votar favoráveis ao projeto para não deixar o servidor municipal sem nenhum reajuste salarial.

Depois dos debates, em primeira votação, o projeto foi aprovado sob protestos dos servidores públicos municipais, por 15 votos a 0. Em seguida, os vereadores analisaram uma emenda enviada pelo Executivo Municipal retirando do projeto o aumento de salários para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, também aprovada por 15 a 0. Logo após, aprovaram o projeto em segunda votação, por 15 a 0, o reajuste dos servidores públicos municipais.

Na mesma reunião, os vereadores também aprovaram em duas votações por 15 votos a 0, o projeto de lei que reajusta em 3.82% os salários dos servidores do Legislativo paraminense. Esta votação também ocorre sob protesto de alguns vereadores contra a Mesa Diretora do Legislativo, como Rodrigo Alves de Meneses (MDB) e Hélio Andrade de Melo Júnior (União Brasil).


Para eles, a Mesa Diretora deveria agir com mais “autonomia”, não ser “um puxado da prefeitura”, tomar decisões como “poder independente” e valorizar mais os servidores mais os servidores da Casa Legislativa, ao invés de sempre copiar as ações do Executivo Municipal.

Após as votações, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas (Sitraserp), Tânia Valeriano Chaves Leite, afirmou ao Portal GRNEWS, que a aprovação do reajuste salarial de 3.71% significava uma perda muito grande para os servidores públicos municipais e derrubou conquistas obtidas pela categoria ao longo de 20 anos.

Demonstrando muita insatisfação, servidores públicos municipais que estavam na Câmara Municipal, pediram que a líder sindical convocasse uma Assembleia Geral para que a categoria pudesse discutir uma possível greve para protestar e cobrar mais valorização.


Questionada pela reportagem sobre este pedido, Tânia Valeriano Chaves Leite disse ao Portal GRNEWS que esta possibilidade era real, mas antes faria uma consulta ao seu departamento jurídico e em caso de convocação, a decisão da assembleia seria soberana.

Cumprindo os trâmites legais, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas, Tânia Valeriano Chaves Leite, está convocando todos os servidores públicos municipais para a 2ª Assembleia Geral da categoria.

Reprodução/Instagram/Sitraserp

A convocação cita que o objetivo é aprovar a pauta que tratará da paralisação das atividades devido a aprovação do reajuste salarial de 3,71%, proposto pelo prefeito Elias Diniz e aprovado pela Câmara Municipal de Pará de Minas.

A 2ª Assembleia Geral dos servidores públicos municipais para aprovar a pauta que tratará da paralisação das atividades será realizada na terça-feira, 5 de março, às 18 horas, na sede do Sitraserp, localizada na Avenida Professor Mello Cançado, 342, Bairro São José, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!