Pará de Minas enfrenta quarta epidemia e registra 600 novos casos de Dengue em apenas um mês
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou no fim da tarde desta terça-feira (3) o Boletim Epidemiológico das Doenças Transmitidas pelos Aedes aegypti. Minas Gerais registrou até agora 20.381 casos prováveis de Dengue. São 10.276 casos em janeiro e outros 10.105 em fevereiro. O número é tão alarmante que em 2017, por exemplo, o Estado registrou durante todo o ano, pouco mais de 26 mil casos.
Conforme apurado pelo Portal GRNEWS, os dados da SES mostram que 28 municípios estão com incidência muito alta, 23 com alta e 62 com média incidência. Em todo o Estado, um óbito foi confirmado pela doença, e outros 10 permanecem em investigação.
Quanto à Febre Chikungunya, são 403 casos prováveis neste ano, e em relação ao Zika vírus, foram notificados 130 pacientes suspeitos de ter contraído a doença. Deste total, 18 são gestantes.
Da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis, Pará de Minas e São José da Varginha estão no topo dos municípios com maior incidência de Dengue. Pará de Minas tem 824 casos prováveis e São José da Varginha, 98.
Quando ao Zika vírus, Pará de Minas tem, segundo a Secretaria, cinco casos prováveis da doença. Dois foram registrados na última semana de janeiro e outros três na primeira semana de fevereiro.
Casos de Chikungunya ainda estão silenciosos no município, sendo que nenhum foi registrado até o momento.
Quanto a Dengue, a SES acredita que a incidência pode ser ainda maior na cidade, com 885 casos prováveis, sendo considerada situação muito alta. Na semana entre os dias 9 e 15 de fevereiro, foi registrado o maior número de notificações da doença em Pará de Minas, com 194 casos. O Município enfrenta a quarta epidemia da doença.
Somente nas quatro últimas semanas foram registrados 600 novos casos de Dengue em Pará de Minas e para atender todos os pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde está com três unidades de saúde abertas em horário especial. A Policlínica Nossa Senhora da Piedade, Unidade Básica de Saúde (UBS) Seringueiras, localizada no Residencial Capanema, e UBS Vila Ferreira funcionam de 16 às 21 horas atendendo apenas pacientes com suspeitas de Dengue, Febre Chikungunya ou Zika vírus.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.