Vigilância em Saúde combate infestação de caramujos no Jardim das Piteiras

caramujos_jdprts1
Nas últimas semanas os moradores do bairro Jardim das Piteiras, em Pará de Minas, vêm enfrentando uma infestação de caramujos. Os moluscos estão se reproduzindo em grande quantidade e podem transmitir algumas doenças.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Departamento de Vigilância Sanitária enviou um biólogo para investigar as causas da proliferação dos animais. Ficou constatado que um ex-morador da localidade tinha uma criação de caramujos em casa.

Como ele se mudou para a cidade de Sete Lagoas e não conseguiu levar todos os moluscos, alguns ficaram e se reproduziram em grande quantidade. Em apenas um dia foram apreendidos 40 quilos de caramujos.

Carlos Henrique Lara Lázaro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, revela que há cerca de sete anos era mantido o viveiro dos caramujos no bairro Jardim das Piteiras e houve mutações dos animais:

Carlos Henrique Lara Lázaro
clrhenr_crmj1

caramujos_jdprts2
Ele explica que a forma correta de eliminar os caramujos é através da captura, utilizando luvas e tomado os devidos cuidados. Em seguida os moluscos devem ser enterrados com cal:

Carlos Henrique Lara Lázaro
clrhenr_crmj2

O diretor de Vigilância em Saúde faz um alerta a todos os moradores que possuem hortas em casa. Segundo Carlos Henrique Lara Lázaro, as hortaliças colhidas devem ser higienizadas para evitar qualquer tipo de contaminação:

Carlos Henrique Lara Lázaro
clrhenr_crmj3

Com o calor forte os caramujos procuram locais mais úmidos e com isso se escondem atrás de tábuas, pedras, sacos de linhagem, entre outros. Por isso é importante manter os quintais bem limpos.

Os moradores do bairro Jardim das Piteiras que constatarem a presença de caramujos nas residências deverão entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone: (37) 3231-7817.

Imagens: Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!