CEO ainda não retomou atendimentos eletivos e só voltará a funcionar normalmente quando for seguro

A pandemia do novo coronavírus afetou vários serviços, principalmente os públicos. Na área da saúde os esforços foram voltados para o enfrentamento ao novo coronavírus. Em certos setores a recomendação foi suspender atividades e atender apenas os casos urgentes.

Situação vivida no setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Em abril do ano passado a Prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e desde então os paraminenses tem atendimento e até serviços especializados ofertados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, por determinação do Ministério da Saúde, os procedimentos eletivos foram suspensos. Para entender melhor o motivo o Portal GRNEWS conversou com a coordenadora da Saúde Bucal do Município Cristiane Berigo. Ela explicou que a maioria dos procedimentos na odontologia tem uma alta produção de aerossol, que são pequenas partículas que se disseminam no ambiente, produzidas durante o uso do motor de alta e baixa rotação, podendo causar contaminação do ambiente e das pessoas ali presentes. E como prevenção, o jeito foi diminuir o número de pessoas que ficassem expostas a estes procedimentos.

No início de novembro foi autorizado pelo Ministério da Saúde a retomada gradual dos atendimentos odontológicos. Isso fez com que muitos se animassem por poderem retomar o tratamento.

Mas segundo Cristiane Berigo, as atividades eletivas ainda não retornaram. O setor está mobilizado, mas existem questões que precisam ser avaliadas e diretrizes que precisam ser seguidas para um retorno gradativo e acima de tudo seguro tanto para população quanto para os profissionais da linha de frente.

O município já elaborou um plano de reorganização do serviço de saúde bucal que servirá para nortear essa retomada, onde diversas ações já estão sendo implantadas e outras estão em andamento. Cristiane citou como exemplo a implantação do serviço de orientação em saúde bucal por telefone e capacitação das equipes de saúde bucal para atendimento dentro da nova condição.

A tele orientação é um serviço que está sendo implantado no munícipio dentro da saúde bucal e será um dos instrumentos usados para promover a retomada no momento mais oportuno e seguro. Os profissionais de saúde bucal já usam este serviço desde novembro para fazer o acompanhamento de pacientes classificados num grupo prioritário de risco como diabéticos, crianças de até cinco anos, pacientes que foram diagnosticados com lesão de mucosa, e monitoram estas pessoas que estavam em atendimento ou acompanhamento.

Quando retornar, os agendamentos também seguirão as diretrizes propostas pelos órgãos reguladores sendo que as pessoas que já estavam em atendimento ou acompanhamento e com maior risco para predisposição a cárie e ou doença periodontal terão os agendamentos priorizados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!