Sindicato protesta contra dispensa de 130 profissionais da Educação; prefeitura de Pará de Minas não se manifesta

Na semana passada cerca de 130 profissionais da Secretaria Municipal de Educação foram surpreendidos, segundo eles, por uma mensagem no WhatsApp. Nela, o comunicado dispensados os trabalhadores, em sua maioria professores apoio que atuam junto a estudantes com algum tipo de deficiência.

O assunto ganhou destaque na cidade e todos cobram um posicionamento da prefeitura de Pará de Minas. O prefeito Elias Diniz (PSD) disse que na segunda-feira (2) responderia a todos os questionamentos, pois avaliaria junto à sua equipe a possibilidade de continuar com os contratos.

À época, tanto o prefeito quanto a Secretaria Municipal de Educação alegaram falta de recursos para pagamento dos profissionais em meio à pandemia do novo coronavírus.

A dispensa dos profissionais se deu uma semana depois deles retomarem os trabalhadores na modalidade remota, onde os estudantes foram divididos em grupos e cada professor ficou com uma equipe para manter os conteúdos disciplinares.

Os professores, que ainda não tiveram nenhuma resposta, foram até a Câmara de Vereadores na reunião de segunda-feira (1º). Eles mostraram sua indignação pela dispensa, especialmente em um momento delicado em que o país vive.

escola
Os vereadores entregaram no dia 28 de maio um ofício à Secretaria Municipal de Educação questionando o motivo da demissão dos professores. A resposta, assinada pela secretária Marluce de Souza Pinto Coelho chegou e foi apresentada durante o encontro dos vereadores.

De acordo com a secretaria, com o retorno das aulas remotas, foi feito levantamento nas instituições escolares com objetivo de analisar em quais escolas havia contratação de professores substitutos para evitar o excesso de professores.

Ainda segundo a secretaria, a suspensão dos contratos com os professores auxiliares se deu por que não era mais necessário os serviços prestados por eles.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas (SITRASERP) Tânia Valeriano Chaves Leite acompanhou os profissionais e também demonstrou indignação sobre a dispensa dos contratados:


Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavaleridispenprof1

Outro motivo alegado pelo Município é financeiro. Mas Tânia Valeriano garante que os profissionais da Educação são pagos com recursos do Fundo Nacional da Educação Básica (FUNDEB) e contrapartida do Município:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavaleridispenprof2

O vereador Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) se mostrou indignado com o ofício de resposta enviado pela Secretaria Municipal de Educação, classificando os dizeres no texto como falta de educação:


Marcus Vinícius Rios Faria
marcusvindispenprof1

Marcos Aurélio dos Santos (DEM) também criticou a atual situação e afirmou que é contra o retorno das creches neste momento mas os professores devem continuar contratados para evitar o caos social:


Marcos Aurélio dos Santos
marcosaurdispenprof1

O Portal GRNEWS solicitou à assessoria de comunicação da prefeitura de Pará de Minas um posicionamento sobre as dispensas, mas até esta publicação não recebemos nenhuma resposta.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!