Construção do novo Fórum de Pará de Minas avança e atual sede do Judiciário pode abrigar o Cartório Eleitoral

O edifício localizado na Praça Afonso Pena foi inaugurado em 1935 e abriga o Fórum Desembargador Pedro Nestor. Em 1998 o prédio foi tombado como patrimônio cultural de Pará de Minas.

Já foi palco de centenas de audiências importantes, porém por ser um edifício antigo, mesmo com reformas, não consegue mais atender a todas as demandas. Tanto é que os últimos júris populares foram realizados no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas, localizado na Avenida Presidente Vargas.


No dia 31 de janeiro de 2019 o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, esteve em Pará de Minas e apresentou o projeto do novo Fórum da Comarca de Pará de Minas.

Elaborado pelo setor de engenharia do TJMG, o novo Fórum será construído em uma área de 7.050 m², localizada na Avenida Cândido Portinari, s/nº, no bairro Cores de Minas.


A Master Construtora e Incorporadora Eireli foi a empreiteira vencedora da licitação feita pelo Tribunal de Justiça e receberá R$22.123.768,41 para construir o Fórum num prazo de 720 dias.

O projeto com cinco pavimentos tem capacidade para abrigar nove varas, Juizado Especial e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc).


No início de janeiro a Green Urbanismo, empresa de urbanização do Grupo Osper preparou o terreno para a instalação do canteiro de obras.

Em fevereiro a construção teve início e segundo a diretora do Foro da Comarca, Herilene de Oliveira Andrade, a primeira etapa está sendo concluída. Ela destaca os benefícios do novo edifício:


Herilene de Oliveira Andrade
herilenenovoforum1

Além de conseguir abrigar todas as varas e setores do Judiciário paraminense, a obra é moderna. De acordo com Herilene Andrade trará conforto tanto para os servidores, como advogados e especialmente a população:

Herilene de Oliveira Andrade
herilenenovoforum2


A atual sede do Judiciário da Comarca pertence ao Estado de Minas Gerais. A diretora do Foro enviará ao governador Romeu Zema (NOVO) uma solicitação para transferir o Cartório Eleitoral de Pará de Minas para o edifício.

Hoje o Cartório Eleitoral funciona em um imóvel alugado localizado na Rua Francisco Sales, 8, Centro, e as instalações não comportam mais o trabalho realizado no local:

Herilene de Oliveira Andrade
herilenenovoforum3


Além de Pará de Minas, pertencem à Comarca os municípios de Florestal, Igaratinga, Onça de Pitangui, Pequi, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha. A expectativa é que o novo Fórum da Comarca seja inaugurado em dezembro de 2020.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!