Confirmada data da XI Conferência Municipal de Saúde de Pará de Minas

Nos últimos dias intensificaram as queixas sobre problemas relacionados à rede pública de saúde em Pará de Minas. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reclamam do adiamento de exames marcados em outras cidades devido a problemas na frota de veículos sucateada que os transportaria.

Além de perder os exames, ainda precisam percorrer um longo caminho para remarcar outra data. Sem falar que muitos deles ficaram de 4 horas da madrugada até 8 ou 9 horas perto da Estação do Pará Cine Café aguardando o ônibus, que não passou porque estava quebrado, e ninguém avisou a esses pacientes sobre o problema mecânico.

Outra queixa recorrente se refere à falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pará de Minas. Pelo menos em seis delas faltam estes profissionais. Com isso, quem precisa de avaliação médica se desloca para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está ficando superlotada,

Para piorar, ao longo de todo o ano de 2018 o município de Pará de Minas registrou 122 casos suspeitos de Dengue. Mas somente nos primeiros três meses do ano de 2019 já foram mais de 400 notificações da doença e 11 casos confirmados até o momento.

Também tem problemas no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) que está sob intervenção da administração municipal desde novembro de 2017. A situação financeira da instituição não é boa e parte dos funcionários do HNSC fez uma manifestação para cobrar melhores condições de trabalho e a liberação do vale alimentação.

Outro problema que é alvo de queixas constantes dos paraminenses está relacionado à grande população de cães de gatos nas ruas de Pará de Minas. A Secretaria Municipal de Saúde está tentando cumprir o que determina a lei, ou seja, recolher, castrar, inserir um chip e destinar esses animais para adoção. Mas este projeto ainda não saiu do papel.

Essas questões também vêm sendo tratadas durante a Campanha da Fraternidade 2019 que trata das políticas publicas, mostrando que o cidadão deve ser atuante no controle social e acompanhar a atuação dos conselhos municipais para melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida da sociedade.

Uma boa oportunidade para discutir estes e outros tantos temas relacionados a saúde pública será durante a XI Conferência Municipal de Saúde de Pará de Minas.

A Resolução 6/2019 detalha que o plenário do Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas se reuniu em 27 de março de 2019 e resolveu aprovar a realização da XI Conferência Municipal de Saúde, no dia 10 de abril de 2019, no salão nobre Dr. Marcos de Abreu e Silva do Sindicato Rural de Pará de Minas, no horário de 7h30min às 17 horas.

Também foi instituída a Comissão Organizadora, composta por integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Já As diretrizes e funcionamento da conferência serão estabelecidas conforme o Regimento Interno elaborado pela Comissão Organizadora.

A Resolução 6/2019 é assinada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Flávio Medina Neto e publicada no dia 1º de abril de 2019.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!