GRNEWS TV: Após falhas da FUNED, análises são retomadas para realizar testes frequentes da água em Pará de Minas
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Adilson José Batista, Diretor de Vigilância em Saúde, e Douglas Duarte, Coordenador de Vigilância Ambiental, apresentaram laudos e explicaram motivos que resultaram na interdição de pontos de coleta de água suspeitos de causar surto de Diarreia Aguda Grave em Pará de Minas.
Mapeamento dos pontos críticos e surto de diarreia
A Vigilância em Saúde de Pará de Minas intensificou o monitoramento da qualidade da água após o aumento expressivo dos casos de diarreia registrados em 2025. As equipes realizaram coletas em cinco pontos estratégicos da cidade — entre eles o poço da Vila Raquel, a mina do São Cristóvão, próxima ao bairro Santos Dumont, e a mina do Padre Libério, na entrada da MG-431. Também foram coletadas amostras da água tratada fornecida pela concessionária Águas de Pará de Minas, para fins comparativos.
FUNED enfrenta falhas e paralisa coletas temporariamente
Durante o processo de investigação, o município enfrentou dificuldades devido à falta de material para análise fornecido pela FUNED (Fundação Ezequiel Dias), laboratório de referência do Estado. Segundo o técnico Douglas, o atraso afetou todos os municípios da Regional de Saúde de Divinópolis, que ficaram cerca de seis meses sem poder realizar os testes.
Nova parceria com a UEMG deve garantir continuidade
Para evitar novas interrupções, o Governo de Minas firmou um acordo com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Cláudio, que passará a ser responsável pelas análises mensais de água a partir de 2026. Já os casos emergenciais, como surtos, continuarão sendo encaminhados à FUNED, que retomou suas atividades.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


