Procon alerta: falsos vendedores se apropriam dos dados de cartões de crédito e débito de paraminenses idosos
O Procon de Pará de Minas tem recebido constantes reclamações sobre uma oferta de massageador elétrico. Os vendedores batem à porta do consumidor e oferecem o produto. Eles já possuem a tática de escolher possíveis clientes idosos e como tem uma boa comunicação, acabam convencendo o consumidor.
Segundo o Procon, há relatos de promessas de cura de depressão, dores e outras doenças apenas utilizando o massageador. E tudo isto sem comprovar ou garantir a procedência do produto.
Além disso, os vendedores pedem documentos e cartões de crédito ou débito e com isso fazem compras em nome das vítimas. Sem contar que ficam com estas informações pessoais, podendo fazer transações futuras.
Diante da quantidade de reclamações o Procon emitiu um comunicado a toda população paraminense. O Portal GRNEWS teve acesso ao documento que alerta para este tipo de venda porta a porta.
Segundo o Procon, “é considerado prática abusiva aproveitar da fraqueza do consumidor idoso para venda de produtos ou serviços (art. 39, IV CDC). Porém, mesmo que o consumidor tenha adquirido o produto poderá arrepender e requerer o cancelamento da compra no prazo de 7 dias, uma vez que essa foi realizada fora do estabelecimento comercial, como prevê o art. 49 do CDC”.
O Procon recomenda ainda aos consumidores, em especial aos idosos, “cautela na aquisição de produtos oferecidos por estranhos de porta em porta, e que não assinem nenhum contrato sem a certeza da idoneidade do vendedor/empresa, não enviem ou forneçam dados pessoais e não paguem nenhum boleto nem depositem qualquer valor. Na dúvida, procure o Procon”.
Em Pará de Minas o Procon está na localizado na Rua Sacramento, nº 317, Centro. Os telefones para mais informações são (37) 3231-9292 e 3231-9226.
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