Veterinário do CCZ analisará infestação de carrapatos no Parque do Bariri; espaço de lazer pode até ser interditado
Nesta semana o Portal GRNEWS divulgou uma notícia que deixou os paraminenses, principalmente donos de pets, preocupados. É que o Parque do Bariri, localizado no Bairro São José, em Pará de Minas, é ponto de encontro de pessoas de todos os bairros da cidade. Eles utilizam a área para praticar atividades físicas, levar as crianças para passear e brincar e claro, dar uma volta com cães e gatos.
E é este o problema. Proprietários de clínicas veterinárias estão reclamando que vários cães chegaram às lojas com carrapatos após passearem pelo Parque do Bariri. A denúncia foi feita pelo vereador Rodrigo Varela Franco (PSD) na última reunião da Câmara, que pediu providências do poder público.
A reportagem do Portal GRNEWS procurou então o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas. Recém-chegado à cidade, o médico veterinário Philipe Rodrigues Cardoso está conhecendo toda a estrutura do local e já tem notícias desta possível infestação do parasita em um dos principais pontos turísticos da cidade.
Ele explica que nos próximos dias visitará o local e colherá amostras, inclusive dos locais onde há maior infestação dos carrapatos. Dependendo da avaliação da equipe do CCZ, caso encontre por exemplo o carrapato estrela que transmite a febre maculosa, o local pode até ser interditado conforme afirmação do profissional.
Importante deixar claro que uma decisão extrema como a interdição só será tomada, caso necessário, após uma varredura no Parque do Bariri. O primeiro passo é analisar quais espécies estão no parque para só então traçar um planejamento:
Philipe Rodrigues Cardoso
philiperodriguescarrapato1
O veterinário lembrou também que os proprietários de pets devem tomar alguns cuidados específicos. Há atualmente no mercado, de sprays a coleiras, que deixam o parasita longe do animal:
Philipe Rodrigues Cardoso
philiperodriguescarrapato2
Além de analisar toda a área do parque, Philipe Cardoso pretende conversar com pessoas que estiverem com animais no local. Ele conta que é preciso avaliar toda a situação:
Philipe Rodrigues Cardoso
philiperodriguescarrapato3
A visita acontecerá nos próximos dias e após analise de todas as espécies recolhidas, é que o plano será traçado. Caso necessário, o parque pode ser fechado por alguns dias para dedetização completa.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.