Cuidado: chuvas com intervalos de sol forte favorecem a proliferação do mosquito da Dengue


No último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) que foi realizado entre os dias 30 de julho e 3 de agosto os agentes de combate a endemias visitaram 1.750 imóveis no município de Pará de Minas.

Os dados apontaram uma infestação de 1,3% do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. O Residencial Capanema foi o bairro que registrou o maior índice: 15,7%.

De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica, de janeiro a agosto deste ano foram registrados 96 casos suspeitos de Dengue, mas apenas quatro foram confirmados.

O índice recomendado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%. As estatísticas mostram a importância de toda a população continuar apoiando a guerra contra o inseto para evitar uma nova epidemia no município.

Nos últimos dias têm caído chuvas com intervalos de sol forte. Essa condição é propícia para a criação de reservatórios de água parada que podem contribuir com o aumento da população de Aedes aegypti.

Agora é a época mais crítica do ano e os moradores são alertados sobre a necessidade de ajudar no combate. Vale ressaltar que o maior índice de infestação sempre foi registrado dentro dos imóveis.

De acordo com Wander da Silva Rodrigues, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o trabalho está sendo intensificado. Um fiscal está autuando e notificando os proprietários das casas que dificultam o combate a Dengue:


Wander da Silva Rodrigues
combateadenguewanderrodrigues1

As residências fechadas continuam sendo o maior desafio das equipes de combate a Dengue. Além disso, os moradores que se recusam a abrir a porta para os agentes também dificultam o serviço:

Wander da Silva Rodrigues
combateadenguewanderrodrigues2

O proprietário da residência que desconfiar de algum agente de combate a Endemias pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) São Francisco de Assis, através do telefone: (37) 3231-7755.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!