Águas de Pará de Minas conclui construção de ETE em três distritos; cidade tem 99% do esgoto coletado e tratado

A concessionária Águas de Pará de Minas concluiu a construção de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) nos distritos. Com objetivo de levar mais qualidade de vida, as ETE’s foram instaladas em Carioca, Tavares de Minas e duas em Torneiros.

Foram meses de obras e muito trabalho para seguir o cronograma da concessionária. Além disso, a universalização do sistema de esgotamento sanitário também é um dos objetivos das obras.

A ETE recebe o esgoto doméstico dos imóveis e o devolve ao corpo hídrico tratado, preservando a qualidade do meio ambiente. O esgoto passa por um pré-tratamento onde são retirados os sólidos maiores e depois, passa pela caixa de areia, uma estrutura que retém os resíduos menores. É em uma Estação Elevaria de Esgoto (EEE) que o efluente é encaminhado para os Reatores Anaeróbios de Fluxos Ascendentes (RAFAs) e filtros anaeróbios, onde ocorre a degradação da matéria orgânica por meio de bactérias anaeróbias. Tudo isso garante o tratamento total do esgoto coletado.

Nos distritos, além da construção da ETE, foram instalados dois quilômetros de extensão de rede de esgoto. Com as obras, Pará de Minas tem hoje 99% do esgoto coletado e tratado.

Ao Portal GRNEWS o supervisor de engenharia Fernando Marinho comemora a conclusão das obras e destaca a importância destas ETE’s:

Águas de Pará de Minas/Divulgação

Fernando Marinho
fernandomaretedist1

Pará de Minas é hoje um dos poucos municípios brasileiros com esta média de esgotamento sanitário. Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Sudeste brasileiro 96,5% das cidades tem rede esgoto enquanto no Norte do país o percentual é de 15,2%. Por dia os brasileiros geram 21,3 milhões de metros cúbicos de esgoto e deste total, apenas 67% é coletado por rede.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!