Paróquias de Pará de Minas se preparam para celebrações de Corpus Christi sem aglomeração
A próxima quinta-feira, 3 de junho, é especial para os católicos. Comemorado desde o século XIII, a eucaristia é um sacramento do catolicismo que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pão consumido representa o corpo de Cristo e o vinho, o sangue.
A comemoração acontece 60 dias após a Páscoa e ocorre em uma quinta-feira como uma simbologia pelo fato da Última Ceia ter sido neste dia.
Há ainda a tradição de produzir tapetes por onde passam os fieis em procissão. Especialmente em Minas Gerais, os tapetes produzidos com serragem e areia são uma beleza à parte.
A maioria das cidades e estados brasileiros tem como feriado o Dia de Corpus Christi. Pará de Minas é um destes municípios e sempre leva uma multidão de fieis para uma igreja. É que a tradição na cidade é reunir todos os fieis em uma paróquia a cada ano.
Mas devido à pandemia do novo coronavírus, desde o ano passado, cada igreja celebra a data de uma forma, para evitar aglomerações. Padre Leonardo Moisés Azevedo, da Paróquia São Pedro, é também o vigário responsável pela Forania Nossa Senhora Piedade e explicou ao Portal GRNEWS como serão as celebrações este ano:
Leonardo Moisés Azevedo
leonarmzcc20211
Para evitar aglomerações na Igreja de São Pedro, localizada no bairro de mesmo nome em Pará de Minas, o Santíssimo ficará exposto do lado externo do templo. Padre Leonardo Moisés Azevedo convida a todos para as celebrações:
Leonardo Moisés Azevedo
leonarmzcc20212
As missas na Matriz de São Pedro acontecerão às 7, 9 e 15 horas. Às 16 horas acontece a carreata com o Santíssimo saindo da Matriz. A paróquia pede que os fieis enfeitem a porta de casa para a passagem da carreata.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.