População de Meireles será testada após confirmação de oito casos de COVID-19 no canteiro de obras da nova adutora
A notícia que oito funcionários contratados por empreiteiras que prestam serviços para a mineradora Vale e constroem a nova adutora do Rio Pará, estão contaminados pelo novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa na sexta-feira, 29 de maio. O Município não tinha conhecimento destes novos casos confirmados após realização de testes.
As informações já confirmadas pela Vale fez com que a Prefeitura alterasse o decreto divulgado no último sábado (30). As creches seriam reabertas nesta semana mas devido o aumento significativo de casos, estão com funcionamento suspenso pelo menos até o dia 15 de junho, quando vence o Decreto Municipal 11.136/2020.
Já nesta segunda-feira (1º) representantes da prefeitura e da mineradora Vale se reuniram no gabinete do prefeito Elias Diniz (PSD). Em pauta a atual situação dos trabalhadores diagnosticados com a doença e as ações já realizadas e as planejadas pela mineradora para conter o avanço da doença tanto no canteiro de obras como na comunidade de Meireles, que também está assustada com o número de casos confirmados:
Elias Diniz
eliasdinizreuval1
O Município também solicitou à Vale que exija uso de equipamentos individuais nos profissionais, para evitar a propagação do novo coronavírus. Os moradores de Meireles também receberão máscaras:
Elias Diniz
eliasdinizreuval2
O prefeito também deixa claro que se novos casos forem confirmados, o comércio poderá ser fechado novamente:
Elias Diniz
eliasdinizreuval3
Dos pouco mais de 700 trabalhadores, a Vale conseguiu realizar testes em mais de 500, e agora serão feitos exames nos moradores de Meireles, uma média de 600 pessoas.
Segundo o secretário Wagner Magesty, o teste servirá como um levantamento para ter certeza da situação no município. A primeira etapa vai contemplar Meireles e em seguida os técnicos irão para os bairros, distritos e comunidades onde os trabalhadores da Vale estão alojados:
Wagner Magesty
wagmagreuval1
Mais uma vez o secretário pede a colaboração da população em geral, usando máscaras, álcool em gel e o distanciamento social:
Wagner Magesty
wagmagreuval2
Para o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva, Pará de Minas foi rápida ao convocar representantes da Vale para saber quais as próximas ações:
Hernando Fernandes da Silva
hernandoferreuval1
Os testes começam a ser feitos ainda nesta semana. Outra reunião com a Vale está agendada para a próxima quinta-feira.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.