Bombeiros mapeiam locais de risco e se preparam para combater incêndios florestais em Pará de Minas
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já está preocupado com o tempo seco que inicia nos próximos dias. Com a estiagem, infelizmente aumenta o número de incêndios florestais, muitas vezes iniciados por força humana.
A situação é tão complicada que 2021 superou a máxima histórica dos últimos sete anos no que diz respeito a incêndios florestais em todo o estado de Minas Gerais. Foi registrado, segundo o Corpo de Bombeiros, aumento de 17% em relação a 2020 e mais de 30% se comparado a 2019. Números alarmantes e que requerem atenção redobrada.
Para tentar minimizar parte das queimadas registradas anualmente neste período do ano, o CBMMG iniciou algumas ações em todos os municípios mineiros para conscientizar a população sobre os problemas das queimadas. Foi criado ainda, a nível estadual, o Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem 2022 que destaca ações como planejamento arrojado na gestão e distribuição do efetivo, monitoramento das áreas de risco, campanhas em escolas e na comunidade em geral, ações em parceria com prefeituras, entre outros. Operações também acontecerão durante todo o período.
Tenente Roger Cornélio é o comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de Pará de Minas disse ao Portal GRNEWS que há algum tempo a equipe vem mapeando os locais de risco e enviando um relatório à prefeitura para que notifique os proprietários:
Roger Cornélio
rogercincfl20221
Ele conta ainda que várias ocorrências já foram registradas em Pará de Minas, mesmo no período que não é considerado de estiagem. O monitoramento dos locais de risco na cidade continuará até o fim de outubro:
Roger Cornélio
rogercincfl20222
Tenente Roger Cornélio orienta a população como proceder caso veja alguém ateando fogo na mata:
Roger Cornélio
rogercincfl20223
Muitos incêndios florestais começam com a chamada “queimada controlada”. Mas é preciso atenção a este tipo de ação. Ela pode ser feita desde que autorizada pelos órgãos ambientais competentes e seguindo todas as recomendações.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.