Vereadores tomam posse e por unanimidade elegem Délio Alves para presidência da Câmara Municipal de Pará de Minas 

Os poderes Legislativo e o Executivo do Município Pará de Minas estão sob nova direção. Durante solenidade realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no Ápice Convenções e eventos, localizado no Bairro Providência, foram empossados vereadores para a legislatura 2025/2028, além do prefeito e vice-prefeito.

Os eventos alusivos as posses tiveram início na manhã do primeiro dia do ano de 2025 com celebração Eucarística em Ação de Graças, realizada no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

A solenidade para as posses dos vereadores, prefeito e vice-prefeito estava marcada para às 17 horas, no Ápice Convenções, começou com um atraso aproximado de 30 minutos.

Com a presença de um público expressivo para a ocasião, a mesa foi composta pelo prefeito Inácio Franco e a primeira dama de Pará de Minas, Maria das Graças Amaral Franco, e o vice-prefeito Luiz Fernando de Lima, que foram os primeiros a serem chamados. Em seguida os vereadores eleitos foram convidados para ocuparem seus lugares.

O cerimonial também destacou a presença de pessoas ilustres em Pará de Minas que prestigiaram a solenidade, como o ex-prefeito Elias Diniz, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Antônio Júlio de Faria, entre outros convidados para a solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Logo após, por ter maior idade entre os vereadores eleitos, Délio Alves Ferreira, presidiu a solenidade de posse dos vereadores e convidou o parlamentar eleito mais jovem, Vinicius Alves de Menezes para auxiliá-lo como secretário.

Em seguida Délio Alves Ferreira convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso. Na sequência, foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pará de Minas, pelos músicos Gustavo Ferreira e Arthur Figueiredo.

Após a leitura de mensagens de felicitações pelo cerimonial, a vereadora mais votada de Pará de Minas, Camila Gonçalves Araújo, fez o juramento em nome dos eleitos. Em seguida, um a um, os vereadores foram chamados e com a mão direita a estendida repetiram a frase: “assim o prometo”, antes de assinarem o livro de posse para a cumprirem mandato na legislatura 2025/2028.

Os vereadores empossados em Pará de Minas foram:

Camila Gonçalves Araújo (PSDB) – 1.483 votos

Lucas Henrique da Silva (Republicanos) – 1.130 votos

Délio Alves Ferreira (PL) – 1.064 votos

Nilton Reis Lopes (Solidariedade) – 1.034 votos

Marcílio Magela de Souza (PSD) – 985 votos

Márcia Flávia Marzagão Albano (PSDB) – 950 votos

Vinicius Alves de Menezes (Republicanos) – 948 votos

Cristiano Fernandes da Silva (Republicanos) – 945 votos

Geraldo Magela de Almeida (PSDB) – 902 votos

Gladstone Correia Dias (PP) – 874 votos

Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) – votos 798

Leandro Guimarães Vieira (PL) – 789 votos

Carlos Eduardo Cançado Melo Franco (PL) – 705 votos

Sérgio Martins Vargas (PL) – 692 votos

Leonardo Xavier Assunção Silva (Novo) – 636 votos

Irene Susana da Silva de Melo Franco (PV) – 619 votos

Claudinei Secundino Nascimento (Avante) – 473 votos

Após a posse dos vereadores foi feita a eleição da Mesa Diretora que comandará a Câmara Municipal de Pará de Minas durante o ano de 2025.

Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Pará de Minas

Sem surpresas, Délio Alves Ferreira foi eleito, por unanimidade, para ocupar a presidência do Legislativo paraminense. O 1º vice-presidente será Leonardo Xavier Assunção Silva; 2º vice-presidente Leandro Guimarães Vieira; 1º secretário Vinicius Alves de Menezes, e 2ª secretária Irene Susana da Silva de Melo Franco.

Todos os membros da Mesa Diretora foram candidatos únicos para os cargos e eleitos pelos colegas por unanimidade, a exceção da 2ª secretária Irene Susana da Silva de Melo Franco, que obteve 16 votos. Isso porque, a vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano usou de prerrogativa legal do Regimento Interno e se absteve de votar para este cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora.

O vereador Délio Alves Ferreira já cumpriu vários mandatos e também presidiu a Câmara Municipal de Pará de Minas. Ele retorna ao Legislativo paraminense após 20 anos e prometeu trabalhar muito com o apoio de todos os colegas vereadores para fazer uma boa gestão:

Délio Aves Ferreira
deliocmpm1

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, em 29 de novembro de 2022, a Câmara Municipal de Pará de Minas cassou o mandato da então vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano. O processo de instalação da Comissão Especial Processante, que analisou o pedido que resultou na cassação dela foi feito protocolado pelo então vereador Márcio Lara (PSD).

Porém, Márcia Flávia Marzagão Albano vinha lutando na justiça para reverter a cassação e concorreu nas eleições municipais sub judice e obteve 950 votos. Recentemente, foi deferida liminar favorável a ela, que posteriormente foi diplomada pela Justiça Eleitoral.

Com a posse de Márcia Flávia Marzagão Albano, quem perdeu o cargo na Câmara Municipal de Pará de Minas foi o ex-vereador Geraldo Eugênio Barbosa Mansur (Cidadania), que obteve 731 nas urnas. Os partidos PSDB e Cidadania formam uma federação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!