Vereadores tomam posse e por unanimidade elegem Délio Alves para presidência da Câmara Municipal de Pará de Minas 

Os poderes Legislativo e o Executivo do Município Pará de Minas estão sob nova direção. Durante solenidade realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no Ápice Convenções e eventos, localizado no Bairro Providência, foram empossados vereadores para a legislatura 2025/2028, além do prefeito e vice-prefeito.

PUBLICIDADE

Os eventos alusivos as posses tiveram início na manhã do primeiro dia do ano de 2025 com celebração Eucarística em Ação de Graças, realizada no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

A solenidade para as posses dos vereadores, prefeito e vice-prefeito estava marcada para às 17 horas, no Ápice Convenções, começou com um atraso aproximado de 30 minutos.

Com a presença de um público expressivo para a ocasião, a mesa foi composta pelo prefeito Inácio Franco e a primeira dama de Pará de Minas, Maria das Graças Amaral Franco, e o vice-prefeito Luiz Fernando de Lima, que foram os primeiros a serem chamados. Em seguida os vereadores eleitos foram convidados para ocuparem seus lugares.

O cerimonial também destacou a presença de pessoas ilustres em Pará de Minas que prestigiaram a solenidade, como o ex-prefeito Elias Diniz, o ex-deputado estadual e ex-prefeito Antônio Júlio de Faria, entre outros convidados para a solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Logo após, por ter maior idade entre os vereadores eleitos, Délio Alves Ferreira, presidiu a solenidade de posse dos vereadores e convidou o parlamentar eleito mais jovem, Vinicius Alves de Menezes para auxiliá-lo como secretário.

Em seguida Délio Alves Ferreira convidou a todos para rezarem a oração do Pai Nosso. Na sequência, foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pará de Minas, pelos músicos Gustavo Ferreira e Arthur Figueiredo.

Após a leitura de mensagens de felicitações pelo cerimonial, a vereadora mais votada de Pará de Minas, Camila Gonçalves Araújo, fez o juramento em nome dos eleitos. Em seguida, um a um, os vereadores foram chamados e com a mão direita a estendida repetiram a frase: “assim o prometo”, antes de assinarem o livro de posse para a cumprirem mandato na legislatura 2025/2028.

Os vereadores empossados em Pará de Minas foram:

Camila Gonçalves Araújo (PSDB) – 1.483 votos

Lucas Henrique da Silva (Republicanos) – 1.130 votos

Délio Alves Ferreira (PL) – 1.064 votos

Nilton Reis Lopes (Solidariedade) – 1.034 votos

Marcílio Magela de Souza (PSD) – 985 votos

Márcia Flávia Marzagão Albano (PSDB) – 950 votos

Vinicius Alves de Menezes (Republicanos) – 948 votos

Cristiano Fernandes da Silva (Republicanos) – 945 votos

Geraldo Magela de Almeida (PSDB) – 902 votos

Gladstone Correia Dias (PP) – 874 votos

Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) – votos 798

Leandro Guimarães Vieira (PL) – 789 votos

Carlos Eduardo Cançado Melo Franco (PL) – 705 votos

Sérgio Martins Vargas (PL) – 692 votos

Leonardo Xavier Assunção Silva (Novo) – 636 votos

Irene Susana da Silva de Melo Franco (PV) – 619 votos

Claudinei Secundino Nascimento (Avante) – 473 votos

Após a posse dos vereadores foi feita a eleição da Mesa Diretora que comandará a Câmara Municipal de Pará de Minas durante o ano de 2025.

Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Pará de Minas

Sem surpresas, Délio Alves Ferreira foi eleito, por unanimidade, para ocupar a presidência do Legislativo paraminense. O 1º vice-presidente será Leonardo Xavier Assunção Silva; 2º vice-presidente Leandro Guimarães Vieira; 1º secretário Vinicius Alves de Menezes, e 2ª secretária Irene Susana da Silva de Melo Franco.

Todos os membros da Mesa Diretora foram candidatos únicos para os cargos e eleitos pelos colegas por unanimidade, a exceção da 2ª secretária Irene Susana da Silva de Melo Franco, que obteve 16 votos. Isso porque, a vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano usou de prerrogativa legal do Regimento Interno e se absteve de votar para este cargo de 2ª secretária da Mesa Diretora.

O vereador Délio Alves Ferreira já cumpriu vários mandatos e também presidiu a Câmara Municipal de Pará de Minas. Ele retorna ao Legislativo paraminense após 20 anos e prometeu trabalhar muito com o apoio de todos os colegas vereadores para fazer uma boa gestão:

Délio Aves Ferreira
deliocmpm1

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, em 29 de novembro de 2022, a Câmara Municipal de Pará de Minas cassou o mandato da então vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano. O processo de instalação da Comissão Especial Processante, que analisou o pedido que resultou na cassação dela foi feito protocolado pelo então vereador Márcio Lara (PSD).

Porém, Márcia Flávia Marzagão Albano vinha lutando na justiça para reverter a cassação e concorreu nas eleições municipais sub judice e obteve 950 votos. Recentemente, foi deferida liminar favorável a ela, que posteriormente foi diplomada pela Justiça Eleitoral.

Com a posse de Márcia Flávia Marzagão Albano, quem perdeu o cargo na Câmara Municipal de Pará de Minas foi o ex-vereador Geraldo Eugênio Barbosa Mansur (Cidadania), que obteve 731 nas urnas. Os partidos PSDB e Cidadania formam uma federação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!