Golpes são aperfeiçoados durante pandemia e delegado dá dicas para você não ser a próxima vítima

Criminosos do Brasil inteiro aperfeiçoaram os golpes durante a pandemia do novo coronavírus. Se antes eles eram mais simples, hoje com a utilização em massa da internet, para praticamente tudo do dia a dia, foram aperfeiçoados. Sites por exemplo são criados e parecem totalmente com os originais, e isso já fez vítimas em várias partes do país.

Na última semana, por exemplo, um empresário recebeu um telefonema de um profissional que se identificou como representante de uma empresa prestadora de serviços especializados na atualização de dados do Google e com isso conversou com a vítima dizendo que o nome da empresa dele estaria melhor colocada nas buscas. No início ele diz que não há custos, mas após tudo feito, um suposto departamento jurídico oferece desconto para evitar a negativação do nome da empresa em cartório. O empresário paraminense pagou e quando viu que era golpe, já era tarde.

Outro golpe pela internet foi registrado em Patos de Minas na última semana. O empresário quase perdeu R$ 19 mil quando um estelionatário, se passando por funcionário do Bradesco, após conversar com a vítima conseguiu acesso remoto ao computador da empresa, realizando a transferência bancária de R$ 19.041,93. Ele procurou a Delegacia de Polícia Civil logo após o crime e conseguiu estornar o valor.

Estes e outros golpes infelizmente se tornaram comuns e o delegado César Augusto Faria Freitas conversou com o Portal GRNEWS dando dicas importantes. A primeira delas é ter certeza se a conversa é diretamente com o gerente do banco:


César Augusto Faria Freitas
cesaraffgolpes1

O delegado lembra que os sites criados são muito parecidos com os originais e de forma alguma informar número de cartão e senha:

César Augusto Faria Freitas
cesaraffgolpes2

César Augusto Faria Freitas lembra ainda que os criminosos agem de formas variadas, mas a maioria envia links como mensagens de texto para o celular ou e-mails. E é aí que está o perigo:

César Augusto Faria Freitas
cesaraffgolpes3

Em qualquer situação, é importante que entre diretamente no site do banco ao invés de clicar no link. Se realmente houver alguma mudança proposta pela agência bancária, a informação estará no site oficial.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!