Águas de Pará de Minas repudia vídeos mostrando descarte irregular de esgoto compartilhados nas redes sociais

A população paraminense foi surpreendida com o compartilhamento de vídeos nas redes sociais nesta sexta-feira, 14 de dezembro. Nos vídeos aparecem imagens de um caminhão utilizado para limpar fossas com a logomarca da concessionária Águas de Pará de Minas, responsável pelo sistema de água e esgoto no município.

Um cidadão mostra as imagens e afirma que estaria sugando efluente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada nas proximidades do Bairro União e despejando no meio ambiente.

Acrescenta que os resíduos que descartados não haviam sido sugados em fossas e reclama que a empresa estaria jogando o esgoto na natureza e cobrando da população com argumento que trata todo o esgoto coletado em Pará de Minas. O fato gerou indignação de muitos paraminenses.

As imagens também surpreenderam porque a concessionária Águas de Pará de Minas recebeu no dia 28 de novembro, no Rio Centro, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMGESA)”, Nível B – Cobre. Entre as 55 empresas candidatas, a concessionária Águas de Pará de Minas foi a única vencedora representante do estado de Minas Gerais. A premiação, considerada o “Oscar” do saneamento, é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e aconteceu durante a realização da feira internacional Rio Water Week (Semana da Água do Rio).

A reportagem do Portal GRNEWS tentou falar com o superintendente da concessionária Thiago Contage Damaceno nesta tarde de sexta-feira (14), mas fomos informados que ele está participando de um congresso no Rio de Janeiro.

A manifestação da empresa veio por meio de nota, contestando fatos narrados nos vídeos compartilhados em aplicativos das redes sociais. Veja a íntegra da nota emitida pela assessoria de comunicação da concessionária.

“A Águas de Pará de Minas informa que não pactua com qualquer atitude exposta nos vídeos que estão circulando na internet. Neste sentido, a empresa esclarece que as ações, gravadas há cerca de três meses, foram realizadas por uma empresa terceirizada, em desobediência a operação da Águas de Pará de Minas. As medidas necessárias já estão sendo tomadas. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União, citada nos vídeos, possui todas as condições necessárias para receber o esgoto da cidade e conta com um local apropriado para o descarte de resíduos dos mesmos. A concessionária reforça que repudia qualquer ação que implique no descumprimento de seus princípios e manifesta sua indignação frente ao ocorrido.”

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!