GRNEWS TV: Assistência social avança em Pará de Minas com dados do CadÚnico, novos serviços e oportunidades de emprego

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Kelly Vale, assessora Executiva, Rafaela Maia, diretora e José Alves da Silva Neto, coordenador do SINE, falaram sobre o Cadastro Único, vagas de emprego, novidades e avanços na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ações e programas sociais
Os representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social apresentaram um panorama das ações realizadas e das novidades previstas para este ano. Participaram da conversa a assessora executiva Kelly Vale, a diretora Rafaela Maia e o coordenador do SINE, José Alves da Silva Neto.

Entre os temas abordados estiveram o funcionamento do Cadastro Único, a oferta de vagas de emprego, programas sociais e iniciativas voltadas ao fortalecimento da política de assistência no município.

Mudança de sede e ampliação dos atendimentos
Um dos destaques é a transferência da sede da secretaria e de seus equipamentos para a Rua Capitão Teixeira, nº 39, no Centro Administrativo Deputado Federal Dr. Eduardo Barbosa. A mudança busca melhorar a estrutura de atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

Outro ponto ressaltado foi a Campanha do Imposto Solidário, iniciativa que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Municipal do Idoso (FUMID). Os recursos são direcionados para projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos no município.

Cadastro Único e políticas sociais
Os representantes também reforçaram a importância da atualização do Cadastro Único, ferramenta essencial para acesso a programas como o Bolsa Família. Atualmente, quase 11 mil famílias de Pará de Minas estão inscritas no sistema, que permite identificar demandas sociais e orientar políticas públicas.

A assistência social municipal segue os princípios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), baseado na atuação descentralizada, participação popular e no fortalecimento das famílias como eixo central das ações.

Emprego, qualificação e eventos
No campo da empregabilidade, o SINE tem se destacado no estado pela oferta de serviços e pela articulação com empresas. Entre as iniciativas estão o evento Emprega Mais Pará de Minas, previsto para maio, além do projeto Emprega Mais no Bairro, já realizado no bairro Padre Libério em 2025 e previsto para ocorrer, entre julho e agosto deste ano, no bairro São Pedro.

Também foram citadas ações como o Café com o Trabalhador e a oferta de cursos de qualificação profissional, voltados para preparar candidatos para as demandas do mercado de trabalho em 2025.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

 

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!