Campanha Antirrábica em Pará de Minas superou metas, mas CCZ realiza repescagem para tutores que ainda não imunizaram seus cães e gatos
Pará de Minas demonstra êxito notável em sua campanha de vacinação contra a raiva, uma zoonose de alta periculosidade e 100% letal tanto para animais quanto para humanos. O município não só superou as metas definidas pela Superintendência Regional de Saúde, como também registrou um aumento significativo na cobertura vacinal da zona rural, área considerada mais suscetível à doença, por estar próxima do seu ciclo silvestre.
Proteção ampliada: a barreira contra o vírus silvestre
A vacinação de cães e gatos é fundamental, pois estabelece uma barreira de proteção, impedindo que o vírus da raiva se espalhe do ciclo silvestre para o ambiente urbano e rural, onde o contato com pessoas é mais frequente. Com a imunização dos pets, a família toda é protegida, visto que a vacina antirrábica não faz parte do calendário humano.
De acordo com Oscar Leitão, referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) São Francisco de Assis, a raiva é uma doença grave, e a imunização protege a saúde humana e animal.
Repescagem e evento Saúde nos Bairros
O CCZ teve sucesso na campanha deste ano e, aproveitando a iniciativa da Secretaria de Saúde “Saúde nos Bairros”, organizará a vacinação no Bairro Santos Dumont neste próximo sábado, das 8h às 11h, na quadra do bairro. Além da vacinação, o evento contará com equipes multiprofissionais dedicadas à saúde da comunidade.
Embora o CCZ tivesse anunciado inicialmente que não haveria repescagem da vacinação, a oportunidade de trabalho com o “Saúde nos Bairros” possibilitou a aquisição de novas doses junto à Superintendência Regional de Saúde, viabilizando a continuidade do serviço:

Oscar Leitão
repsoscar1
Vacinação no Santos Dumont: Sábado (próximo 29/11), das 8h às 11h, na quadra do bairro.
Repescagem no CCZ: Dias 1º e 2 de dezembro, de segunda a terça-feira, no Centro de Controle de Zoonoses, das 8h às 15h (com atendimento ininterrupto, sem fechar para almoço).
Animais que podem ser vacinados
O CCZ reitera o apelo aos tutores para que levem seus animais para a vacinação, especialmente aqueles que perderam a oportunidade anterior.
Animais aptos: cães e gatos saudáveis, a partir dos três meses de idade.
Animais que não devem ser vacinados: fêmeas prenhas (gestantes) e animais doentes.
Dúvidas: para obter mais informações, os tutores podem entrar em contato pelos telefones (37) 3231-7817 ou WhatsApp (37) 9.9121-0740.
Endereço do CCZ: Rua Francisco Cecílio Mendonça, 685, Bairro João Paulo II.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

