Taxas sobre celulose e ferro-níquel são removidas nos EUA

O governo dos Estados Unidos retirou as tarifas extras sobre a maioria das exportações brasileiras de celulose e ferro-níquel. A medida, implementada por meio de uma nova ordem executiva, significa que esses produtos não serão mais sobretaxados em 10% ou 40%, como ocorria desde abril e julho, respectivamente.

Em 2024, as exportações brasileiras desse grupo de produtos para os Estados Unidos somaram cerca de 1,84 bilhão de dólares, o que representa 4,6% do total de produtos exportados para o país. A celulose, em particular, se destacou com 1,55 bilhão de dólares em vendas.

Mais produtos livres de tarifas
Com essa nova isenção, a fatia das exportações brasileiras para os Estados Unidos livre de tarifas adicionais subiu para 25,1%.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comentou que a decisão é um avanço para o setor de celulose no Brasil. Ele reforçou que o governo continua trabalhando para reduzir ainda mais as tarifas que incidem sobre os produtos nacionais, buscando ampliar as oportunidades no mercado externo.

Dados do ministério mostram que, do total de 40 bilhões de dólares em exportações brasileiras para os Estados Unidos, 34,9% estão sujeitos às tarifas adicionais e 16,7% a uma sobretaxa de 10%. Já 23,3% das exportações são afetadas por tarifas específicas aplicadas a todos os países, independentemente de sua origem. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!