Seleção brasileira de basquete masculino é campeã da AmeriCup
O Brasil conquistou, após 16 anos, o título da AmeriCup, a Copa América de basquete. A vitória foi alcançada em uma partida acirrada contra a Argentina, com o placar final de 55 a 47. A conquista, que aconteceu em Manágua, na Nicarágua, teve um sabor de revanche para a equipe brasileira, que havia perdido a final do torneio de 2022 para os argentinos.
Campanha e destaques do torneio
O título da AmeriCup é o quinto na história da seleção brasileira. A campanha contou com cinco vitórias em seis jogos, sendo a única derrota para os Estados Unidos, na primeira fase. O time, no entanto, deu o troco na semifinal, quando venceu os norte-americanos por 92 a 77.
Na grande final contra a Argentina, o armador Yago Santos foi o principal destaque, marcando 14 pontos e sendo eleito o jogador mais valioso (MVP) da competição. O ala Bruno Caboclo também brilhou, com 11 pontos e 7 rebotes. Ambos foram escolhidos para o quinteto ideal (All Star Five) do torneio, ao lado de Juan Fernández (Argentina), Javonte Smart (EUA) e Kyshawn George (Canadá).
Após a vitória, Yago Santos ressaltou a importância do título, especialmente por ter sido conquistado contra a Argentina e em um torneio em que o Brasil havia sido vice-campeão recentemente. O técnico da seleção, Aleksandar Petrovic, que retornou ao comando da equipe há pouco mais de um ano, destacou que o poder defensivo do time foi crucial para a conquista.
Próximos passos da equipe
O próximo desafio da seleção brasileira será a participação nas eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete de 2025. O torneio, que começa em novembro, colocará o Brasil no Grupo C, com Venezuela, Colômbia e Chile. Com informações da Agência Brasil


