Desigualdade e impostos estudo mostra que ricos pagam menos tributos
Um estudo divulgado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo economista francês Gabriel Zucman revelou que os brasileiros mais ricos concentram grande parte da renda nacional, mas pagam menos impostos que a população de classe média.
Ricos com mais renda e menos impostos
De acordo com a pesquisa, os 1% mais ricos do Brasil, que têm renda anual acima de R$ 5,5 milhões, detêm 27,4% de toda a renda do país. Essa parcela da população paga uma alíquota de 20,6% em tributos. Já a classe média tem uma alíquota de 42,5%, o que reflete o alto peso dos impostos sobre o consumo.
Em outros países, os milionários pagam entre 22% e 42% de imposto sobre sua renda, o que, de acordo com o estudo, coloca o Brasil em uma posição muito inferior. O ministro Haddad afirma que o país não pode estar entre as 10 maiores economias do mundo e, ao mesmo tempo, ser um dos países mais desiguais em distribuição de renda.
O sistema tributário regressivo
A pesquisa aponta que o sistema tributário brasileiro é regressivo, o que faz com que a classe média pague mais tributos que a parcela mais rica da população. Isso se explica por dois fatores: a grande dependência de impostos indiretos, que atingem mais as pessoas de menor renda, e o fato de que o imposto de renda de pessoas físicas não tributa dividendos.
O estudo é oportuno, pois foi divulgado em um momento em que o Congresso Nacional discute uma proposta do governo para isentar do Imposto de Renda pessoas que ganham até R$ 5 mil e aumentar as alíquotas sobre a população mais rica. Segundo o ministro Haddad, a proposta, mesmo que modesta, é o primeiro passo para o Brasil iniciar uma trajetória de desenvolvimento sustentável. Com informações da Agência Brasil

