GRNEWS TV: Quem pode fazer e quais os critérios de indicação da cirurgia refrativa para interessados em abandonar os óculos

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Sílvia Maia, Oftalmologista Clínica e Especialista em Córnea do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica), falou sobre temas diversos sobre a saúde dos olhos.

O desejo do paciente é o primeiro passo
De acordo com especialistas, a cirurgia refrativa é indicada, antes de tudo, para quem realmente deseja reduzir ou eliminar a dependência dos óculos. Muitas pessoas convivem bem com as lentes corretivas e não precisam do procedimento. Por isso, a motivação pessoal é o ponto de partida na avaliação.

Idade mínima e estabilidade do grau
A cirurgia só é realizada em pacientes maiores de 18 anos, sendo recomendada por alguns autores a partir dos 20 ou 21 anos. Outro critério essencial é a estabilidade do grau. Quem apresenta evolução progressiva da miopia ou hipermetropia, por exemplo, não é considerado um bom candidato, já que o resultado pode ser comprometido com o avanço da condição.

Exames e restrições médicas
Além da idade e da estabilidade, é indispensável que todos os exames oftalmológicos estejam normais. São avaliadas a córnea, sua espessura, curvatura e células internas, garantindo que o olho esteja saudável. Pacientes com doenças como ceratocone não devem ser submetidos à cirurgia refrativa. Assim, a indicação é restrita a quem apresenta condições clínicas adequadas e olhos em perfeito estado.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!