Projeto Cultura nos Bairros leva arte e música para a comunidade do Recanto da Lagoa em Pará de Minas

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, lança nesta quarta-feira, 20 de agosto, na Praça da Bíblia, no Recanto da Lagoa, o projeto “Cultura nos Bairros”. O evento, que terá início às 18h, foi criado com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso da população a eventos artísticos e fomentar a produção cultural no município.

A secretária de Cultura, Isabel Faria, afirmou que o projeto é um desejo do prefeito Inácio Franco e da classe artística de descentralizar a cultura, levando-a a todos os lugares da cidade:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Isabel Faria
cbisabel1

O produtor cultural Rony Moraes, que defendeu a escolha de Isabel para o cargo, disse que a secretária tem o olhar de levar a cultura para a periferia, e o projeto é um presente para a cidade:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Rony Moraes
cbrony1

Construção coletiva e valorização local
Para a primeira edição do “Cultura nos Bairros”, a secretaria optou pelo Recanto da Lagoa e convidou artistas do próprio bairro, como Rony Moraes e Andreia Rodrigues, para participar da construção do evento. A ideia é que o projeto seja feito em conjunto com a comunidade, para que a arte não seja imposta.

A artista e moradora do bairro, Andreia Rodrigues, destacou que a iniciativa é um sonho da comunidade, que tem muitos talentos locais. Ela disse que a parceria com a secretaria de cultura é um “elo” e uma “união muito importante”. A divulgação está sendo feita pelos próprios artistas e artesãos, que já são conhecidos no bairro e ajudam a “enaltecer ainda mais esses diamantes que a gente tem aqui”:

Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Andreia Rodrigues
cbandreia1

O que o público pode esperar
O evento contará com apresentações da Banda Musical Estudantil CAIC, Robson Mendes e Ballet Ruane Moreira. Além disso, haverá uma mostra de artesanato, brinquedos e muita diversão, promovendo um encontro da própria população.

Rony Moraes, que também se apresentará, afirmou que o projeto é um “presente” e que a secretaria de cultura está “toda voltada” para que o evento aconteça. Ele enfatizou a importância do público, dizendo que o espetáculo e a arte não acontecem sem a presença da população.

A secretária de cultura, Isabel Faria, disse que o objetivo é que o espaço continue a ser utilizado pela população. Ela finalizou afirmando que a sementinha já foi plantada e, somente pela fala de Andreia Rodrigues, a secretaria já atingiu seu objetivo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!