GRNEWS TV: Coordenadora da CISTT detalha plano para melhorar a segurança e tornar mais saudáveis os ambientes de trabalho em Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Carina Araújo Souza, enfermeira e coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhadores de Pará de Minas (CISTT), falou sobre o Plano de Ação 2025 visando a segurança no ambiente de trabalho.

Disse que notificação compulsória não está relacionada a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), lembrando que os dados estatísticos são importantes para melhoria da saúde dos trabalhadores.

Citou os acidentes registrados em trajetos para o trabalho envolvendo motos e automóveis, repassando informações sobre afastamento dos acidentados das empresas.

Acrescentou que na Macrorregião Oeste de Saúde, Pará de Minas é o segundo município em notificações, perdendo apenas para Divinópolis. Dados confirmam que no ano de 2023 foram 800 notificações relacionadas aos acidentes de trabalho em Pará de Minas, número que caiu em 2024.

Em Minas Gerais, foram registrados em três anos mais de 110 mil acidentes de trabalho através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Até o dia 21 de julho de 2025, foram notificadas 23.566 ocorrências. Entre os acidentes no ambiente de trabalho que aparecem com maior frequência, constam a exposição a material biológico e ataques de animais peçonhentos, Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), transtornos mentais e câncer.

Entre outros temas, um dos desafios para a CISST em Pará de Minas é atrair a atenção dos pequenos e médios negócios, inclusive convidando seus representantes para participarem da Comissão.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!