Enem 2025: aberto prazo para recurso de atendimento especial

Candidatos que tiveram seu pedido de atendimento especializado negado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem apresentar recurso. O período para solicitar a nova análise se inicia nesta segunda-feira (23) e vai até sexta-feira (27). Os resultados das solicitações devem ser verificados na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para que o recurso seja avaliado, é indispensável que o participante envie a documentação comprobatória da condição que motivou o pedido de atendimento. O Inep enfatiza a necessidade de prestar informações verdadeiras e exatas no sistema de inscrição, alertando que a falsidade ideológica pode configurar crime contra a fé pública e levar à eliminação do candidato do exame a qualquer momento. O instituto também reserva o direito de solicitar, a qualquer instante, documentos que atestem a condição alegada.

Solicitações adicionais e datas de prova
Caso o participante precise de um recurso de acessibilidade não previsto no edital ou de atendimento especializado devido a acidentes ou situações de força maior após o período de inscrição, ele deverá fazer a solicitação pelo sistema Fala.BR. Para isso, será necessário enviar um documento que comprove a situação, com o prazo limite de dez dias antes da aplicação das provas, que ocorrerão em 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação.

Uma exceção importante nas datas de aplicação do Enem será nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nestes locais, o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Pagamento da taxa de inscrição
Para os candidatos que não são beneficiários da isenção, o prazo para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, também se estende até esta sexta-feira (27). O boleto pode ser gerado na Página do Participante e quitado por diversas modalidades, incluindo Pix (escaneando o QR Code do boleto), cartão de crédito, ou débito em conta corrente ou poupança (conforme a disponibilidade do banco).

Vale lembrar que os estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas em 2025 já são automaticamente isentos da taxa de inscrição e, portanto, não terão boletos gerados. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!