Anunciadas primeiras obras e Vale construirá casas populares, novo trevo e duplicará rodovia em Pará de Minas

O prefeito Elias Diniz (PSD) aguarda uma resposta do Governo de Minas Gerais a respeito da solicitação feita para antecipação das obras que a Vale realizará no município como forma de compensação pelos danos ambientais causados à cidade após o rompimento da barragem em Brumadinho.

Foi feito um acordo e a mineradora indenizará, com obras, as cidades atingidas. Pará de Minas é uma delas e receberá R$ 83 milhões. O valor será investido em obras que os próprios paraminenses puderam definir em uma consulta popular.

Na semana passada, Elias Diniz participou de uma reunião virtual sobre os investimentos a serem realizados pela Vale. Participaram representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública do Estado (DPMG) e prefeitos. Foram apresentados aos participantes pelo Comitê Gestor Pró-Brumadinho os projetos nas áreas da Saúde, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Social e Segurança, cujo detalhamento terá início imediato.

Elias Diniz explica que a Vale será a responsável por todas as obras e que nenhum recurso será depositado nas contas dos municípios. Quanto ao que será construído ou implantado nas cidades através do acordo, a mineradora deverá seguir todo o cronograma aprovado:


Elias Diniz

eliasdrecval1

As obras prioritárias em Pará de Minas estão definidas e aprovadas pelo comitê responsável pelo acordo. Para o prefeito Elias Diniz, todas atenderão a sociedade em geral:

Elias Diniz
eliasdrecval2

Ele cita ainda as prioridades do município neste acordo firmado com a Vale:

Elias Diniz
eliasdrecval3

Ao todo são 78 obras e projetos selecionados após a Consulta Popular. As iniciativas já foram encaminhadas à Vale que realizará planejamento e orçamento, para apresentar à auditoria para análise a aprovação, e em seguida, executar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!