Contran reestabelece prazos e candidato tem até dezembro para tirar CNH
Devido à pandemia de Covid-19, órgãos federais e estaduais estabeleceram novos prazos para evitar aglomerações e ajudar a população em geral. Caso de quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os prazos foram suspensos, dando mais tempo para fazer os testes, aulas e exames.
Nesta semana o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reestabeleceu o prazo para conclusão do processo. Contado a partir de 1º de janeiro de 2022, os candidatos à CNH terão 12 meses para concluir os trâmites.
Para requerer a carteira atualmente, o candidato precisa fazer os exames de aptidão psicológica, aulas teóricas seguidas por uma prova, curso prático de direção com no mínimo 20 horas e a prova prática.
O Portal GRNEWS ouviu o empresário, proprietário da Auto Escola Nacional, Marcos Vinícius de Oliveira, que explica a nova resolução do Contran:
Marcos Vinícius de Oliveira
marcosviniumanocn1
O empresário lembra ainda que é importante que o candidato se atente e inicie o procedimento o quanto antes, para evitar perder o prazo:
Marcos Vinícius de Oliveira
marcosviniumanocn2
Outra prorrogação dada pelo Contran é em relação ao prazo para uso dos veículos dos centros de formação de condutores. Pela legislação, veículos da categoria A devem ser trocados a cada cinco anos, e da categoria B, em oito anos, sem contar o ano de fabricação.
Devido à pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito prorrogou por 12 meses o prazo para troca dos veículos, contando desde 3 de novembro de 2021.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.