Pará de Minas enfrenta surto de gripe; casos triplicam e Saúde reforça rede de atendimento
A situação não está fácil. Além dos casos de Covid-19 com o avanço da variante Ômicron no Brasil e também casos de Dengue que aumentam muito nesta época do ano, Pará de Minas também enfrenta um surto de gripe, provavelmente pelo vírus H3N2.
A Secretaria Municipal de Saúde constatou um aumento significativo de pacientes que têm procurado o Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) em busca de atendimento para sintomas gripais.
O secretário municipal de Saúde Wagner Magesty confirma que o Município de Pará de Minas enfrenta um surto de gripe. A demanda por esse tipo de atendimento aumentou muito na rede pública de saúde. Os casos triplicaram e com isso a Secretaria Municipal de Saúde teve que ampliar a rede de Atenção Primária para atender a população nas unidades básicas de saúde:
Wagner Magesty
wagnergripetriplica1
Esse surto de gripe, provavelmente casos de H3N2, pode trazer um efeito colateral nada agradável: atrapalhar a vacinação das pessoas de Pará de Minas contra a Covid-19:
Wagner Magesty
wagnergripeatrapalha1
E por falar em Covid-19, o secretário municipal de Saúde disse ainda que Pará de Minas ainda não registrou casos de Covid-19 pela variante Ômicron. Mas isso é questão de tempo para que a nova cepa comece a contaminar os paraminenses, apesar da cobertura vacinal abrangente:
Wagner Magesty
wagneromicron1
Wagner Magesty detalha horários de atendimentos nas unidades de saúde de Pará de Minas para pacientes com sintomas gripais. Também alerta para o risco de aumento dos casos de Dengue:
Wagner Magesty
wagnerhorariodengue1
As pessoas devem ficar atentas aos principais como febre alta de início súbito, dores nas articulações, nariz congestionado, coriza, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.