Saúde realizará 500 mamografias gratuitas durante Outubro Rosa em Pará de Minas

Uma pesquisa encomendada pela Pfizer mostrou um resultado alarmante no país. A pesquisa “Câncer de mama: tabu, falta de clareza sobre a doença, diagnóstico precoce e autocuidado”, realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostrou que 47% das mulheres entrevistas deixou de frequentar o ginecologista ou mastologista por causa da Covid-19. Os números, mesmo que menores em relação à mesma pesquisa realizada em 2020 – que alcançou 62% das entrevistadas – revela que as mulheres não tem feito a mamografia como deveriam.

É que descobrir o câncer de mama em estágios iniciais aumenta as chances de cura da doença. Somente em 2021 o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê 66.280 novos casos, sendo que a 18.295 pessoas morrem por ano com a doença.


Somente a mamografia, que uma radiografia das mamas, é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. O exame ajuda a reduzir a mortalidade, permitindo um tratamento menos agressivo.

A mamografia é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Em Pará de Minas o exame é realizado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a cada dois anos as mulheres são chamadas a fazer a mamografia.

O Portal GRNEWS apurou que a média de solicitações mensais do exame no Setor de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria é de 200 mamografias por mês, sendo que são realizadas entre 130 e 150 exames mensalmente. Entre janeiro e agosto de 2021 já foram feitos 769 exames em paraminenses.

Mas o número poderia ser bem maior. Mesmo agendando com as mulheres, muitas deixam de ir ao AME realizar o exame. Há na cidade duas formas de se fazer o procedimento. Por rastreamento, que é aquele exame de rotina, feito a cada dois anos; e o diagnóstico, realizado quando há solicitação do médico que acompanha a vida da mulher.

O câncer de mama vai ganhar destaque neste mês em que se comemora o Outubro Rosa, de conscientização das mulheres, para que todas façam o auto exame e também não deixem de realizar a mamografia.


O assunto foi destaque durante o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – programa exibido de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas, no canal grnewsnoticias no Youtube, que teve a participação do secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagmagcanmm1

O secretário noticiou ainda que várias ações serão realizadas neste mês e a expectativa é que em breve Pará de Minas conte com um mamógrafo digital:

Wagner Magesty
wagmagcanmm2

Para outubro estão agendadas 500 mamografias. Destas, 300 serão feitas em mulheres de 50 a 69 anos e outras 200 para diagnosticar a doença em mulheres que possuem algum nódulos nos seios ou tem histórico familiar de câncer.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!