Sitraserp se manifesta e não concorda com retorno de aulas presenciais em Pará de Minas
Alguns estados brasileiros já retomaram as aulas presenciais na rede pública de ensino, como São Paulo e Rio de Janeiro conforme publicado pelo Portal GRNEWS. Em Minas Gerais a expectativa é que os estudantes retornem para as salas de aula em 4 de março, mas ainda não há nada definido. Até porque, os municípios que costumam seguir as datas estaduais não têm sequer o plano de retomada, com todos os protocolos a serem seguidos.
Em Pará de Minas a situação é esta. Uma comissão formada por profissionais de vários setores da prefeitura foi formada mas o plano ainda está em execução. No município a situação é mais fácil porque a prefeitura consegue adquirir com mais facilidade os equipamentos de prevenção ao novo coronavírus, como totens de álcool em gel e máscaras para os profissionais. Já no estado a situação se complica pois a quantidade de escolas é maior e o custo de investimento é alto.
Diferente das instituições particulares que tem mais condições de investir em melhorias, além de ter salas mais amplas e com menos alunos.
Com o possível retorno presencial no próximo mês, muitos ainda temem contrair a doença nas escolas, ou até mesmo, as crianças se contaminarem e ficarem assintomáticas, passar a doença para pais e avós.
Os profissionais da educação, que não estão incluídos nas fases inicias da vacinação, também estão preocupados. O Portal GRNEWS ouviu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas Tânia Valeriano Chaves Leite que está preocupada com o retorno.
Segundo ela, é preciso ter os protocolos sanitários organizados e bem executados nas instituições para que a retomada seja segura:
Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavclretornoaulas1
Deixa claro ainda as escolas devem oferecer todos os equipamentos e procedimentos para que o retorno seja seguro tanto para profissionais quanto para estudantes:
Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavclretornoaulas2
O retorno às aulas na rede estadual está previsto para 4 de março de acordo com a Resolução 4.469 publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. O calendário escolar garante 200 dias letivos, sendo que de 1º de fevereiro a 2 de março acontecem as férias escolares. Os profissionais iniciam os trabalhos no dia 3 de março, e no dia seguinte os estudantes. O segundo semestre está marcado para iniciar em 3 de agosto e o encerramento previsto para 17 de dezembro. As escolas municipais de Pará de Minas costumam seguir o mesmo calendário da Secretaria de Estado de Educação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.