Cuidados são essenciais para combater as doenças respiratórias, alerta especialista
Nessa época do ano há alguns fatores que estimulam a ocorrência das doenças respiratórias: baixa umidade, resfriamento do ar, o contato com ácaros de roupas guardadas e de outros tecidos dentro de casa ou no trabalho.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Ambientes fechados e com ventilação reduzida facilitam a transmissão dos agentes como o vírus, que fica suspenso no ar até 24 horas e bacilos até 48 horas. No caso do ambiente seja úmido ocorre a proliferação do fungo.
Entre as doenças respiratórias mais frequentes no inverno estão: rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e enfisema. As infecções respiratórias agudas são causadas por vírus e bactérias.
Idosos e crianças são os mais afetados. Durante a terceira idade, por exemplo, a pessoa tem uma imunidade mais baixa e às vezes tem que conviver com diabetes, doenças cardíacas, enfisema e bronquites crônicas.
As crianças são mais suscetíveis devido ao convívio em creches, onde uma contamina a outra, além do ambiente fechado. Por isso é importante tomar algumas medidas para evitar a proliferação das doenças.
De acordo com o médico especialista em Otorrinolaringologia, Jayson Peixoto Machado, dois fatores comprometem a defesa da árvore respiratória: fatores ambientais e comportamentais desta estação do ano que reduzem a imunidade:
Jayson Peixoto Machado
doencasrespiratoriasnofriojaysonpeixoto1
O especialista ressalta a importância de evitar ambientes fechados. Esses locais podem se tornar um depósito de ácaros que podem causar uma rinite alérgica ou uma asma. Por isso a importância de manter a ventilação e a luminosidade:
Jayson Peixoto Machado
doencasrespiratoriasnofriojaysonpeixoto2
Outras medidas que ajudam o organismo a combater as doenças respiratórias é manter a hidratação pelo consumo de líquido, praticar atividade física e ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.