Equipe da Emater-MG de Pará de Minas cumpre metas e já planeja as ações de extensão rural para 2020

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER–MG) é a maior empresa pública do setor no Brasil. Fundada em 1948, ela também foi a primeira a ser criada Brasil.

A Emater–MG está presente em cerca de 790 municípios do Estado, e seu trabalho é referência nacional. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo do Estado de Minas Gerais, a Empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.

Um dos escritórios da Emater-MG está instalado há décadas no Município de Pará de Minas. Ao longo do ano, os extensionistas cumprem o cronograma estabelecido na área de extensão rural.

O trabalho de apoio ao homem do campo consegue excelentes resultados e conta com parcerias com a prefeitura, empresas privadas, entre outras. Muitos projetos são executados a cada exercício, como disse ao Portal GRNEWS a extensionista do escritório da Emater-MG em Pará de Minas Kênia Lasmar de Moura:


Kênia Lasmar de Moura
kenialasmarb1

Entre as muitas ações executadas pela equipe da Emater-MG, destaque para a expansão da Feirinha dos Agricultores Familiares de Pará de Minas. A feira funciona nas manhãs de sexta-feira ao lado do Estádio Ovídio de Abreu, o Campo do Paraense, e aumentou o número de feirantes este ano. Ao mesmo tempo os extensionistas da Emater-MG prestam assistência técnica para os feirantes que estão e transição para o plantio agroecológico:

Kênia Lasmar de Moura
kenialasmarb2

Outra ação importante foi desenvolvida em parceria entre a Emater-MG e a Ama Pangéia. Muitas fossas sépticas na zona rural estão irregulares e por isso jogam dejetos em leitos de rios e ribeirões. Sem atender as normas técnicas, os lençóis freáticos são contaminados e os prejuízos ambientais são grandes.

Uma das alternativas é a construção der um tanque de evapotranspiração. Trata-se de uma fossa que recebe os resíduos coletados do vazo sanitário. O projeto já existe há muitos anos e foi adaptado para atender melhor a demanda das propriedades rurais. O objetivo foi mostrar o sistema aos representantes de cada comunidade rural.

No mesmo projeto os técnicos mostram que o círculo de bananeira, no qual a água coletada do chuveiro e da pia foi canalizada e reutilizada na produção de bananas. Uma forma muito inteligente de reuso da água e sem a necessidade de manutenção por parte do proprietário rural:

Kênia Lasmar de Moura
kenialasmarb3

A extensionista da Emater-MG Kênia Lasmar de Moura deixa claro que a assistência técnica prestada aos agricultores é gratuita. Os interessados devem procurar o escritório da empresa que está instalado nas dependências do Parque de exposições Francisco Olivé Diniz, no bairro Papa João Paulo II, em Pará de Minas:

Kênia Lasmar de Moura
kenialasmarb4

Nem bem completou o cronograma de 2029, e a equipe do escritório da Emater-MG em Pará de Minas já trabalha na elaboração das ações previstas para serem realizadas na região de Pará de Minas ao longo de 2020. No dia 5 de janeiro, discutirão a pauta com o gerente regional para alinhar o plano as ações de agenda estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais que também devem ser cumpridas no exercício 2020. Entre estas ações estão as políticas públicas e a emissão de dados para os agricultores familiares conseguirem acesso ao crédito rural.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!