Petrobras aumenta preço e litro do diesel está até 14,4% mais caro nos postos de Pará de Minas

O Brasil é um dos países em que os combustíveis têm os maiores preços. Os consumidores pagam muito caro pela gasolina, álcool e óleo diesel comercializados nas redes de postos.

Isso motivou uma manifestação por parte dos caminhoneiros no mês de maio deste ano. A paralisação nas rodovias gerou grandes prejuízos a economia e desabastecimento de remédios, alimentos, entre outros insumos.

O governo federal negociou com os grevistas uma redução de 46 centavos no litro do óleo diesel e o fim do pagamento dos pedágios para os veículos de carga com o eixo suspenso. Mas, a situação está voltando a ficar delicada.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou na noite de quinta-feira, 30 de agosto, os novos preços de referência e de comercialização do óleo diesel. Os valores estavam congelados há três meses.

O órgão informou que isso é um reflexo do reajuste dos preços internacionais do diesel e do câmbio no último mês. O valor do diesel nas refinarias subiu 13% conforme anuncio da Petrobras.

Mas para o consumidor este reajuste será ainda maior e certamente vai impactar significativamente o bolso de quem precisa abastecer os veículos com óleo diesel. A nova tabela está valendo a partir desta sexta-feira (31).

Geraldo Magela de Almeida, sócio-proprietário de uma rede de postos em Pará de Minas, afirma que também foi surpreendido com os novos valores do óleo diesel. As mudanças nos preços são totalmente imprevisíveis:


Geraldo Magela de Almeida
aumentodieselgeraldoalmeida1

A Petrobras é uma empresa estatal que domina o mercado de combustíveis no país e isso não privilegia a competitividade de preços. Os consumidores ficam vitimados quando existe um monopólio:

Geraldo Magela de Almeida
aumentodieselgeraldoalmeida2

Dependendo da região o litro do óleo diesel sofrerá um aumento entre 10,5% e 14,4%. O reajuste no preço, de acordo com a Petrobras, se deve à desvalorização do real em relação ao dólar. Pra piorar, esse cenário pressiona também o preço da gasolina. Nos postos de combustíveis de Pará de Minas, em média, o preço do diesel estava custando R$ 3,65 o litro e passou para R$ 3,86.

Essa variação de preço do óleo diesel gera um grande impacto no transporte. Como o Brasil depende da frota de caminhões para escoar a produção, os aumentos são repassados ao consumidor final.

Resta saber como os caminhoneiros pretendem reagir a este aumento expressivo no preço do óleo diesel. Nunca é demais lembrar que as mercadorias que chegam aos estabelecimentos brasileiros são transportadas por caminhões movidos a diesel. Com isso, em caso de aumento do preço do frete, os produtos também ficarão mais caros para o consumidor final.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!