Força-tarefa combate o transmissor da Dengue em bairros com maiores índices de infestação em Pará de Minas

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro de 2018 registrou índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti de 5,5%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O resultado do levantamento realizado em outubro de 2017 havia registrado 0,99%, índice que estava de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde ou seja, os municípios devem manter esse índice abaixo de 1% para afastar risco de epidemia.

Os dados do LIRAa acenderam a luz amarela na Secretaria Municipal de Saúde que está intensificando o trabalho de combate ao inseto que pode transmitir doenças como a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Além disso, o vetor pode fazer com que as pessoas contraiam a Febre Amarela em áreas urbanas. Em Minas Gerais já morreram mais de 30 pessoas somente em 2018 por causa desta doença, que pode ser evitada com a vacina.

Para combater os focos de Dengue, nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, será realizada mais uma força tarefa na cidade. O trabalho acontecerá no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira e na Vila Sinhô, onde foram registrados maiores índices de infestação do mosquito.

Por isso é importante que a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, todos os moradores dessas duas comunidades verifiquem a existência de objetos que possam acumular água parada em suas residências e que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.

De acordo com Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias, a população precisa apoiar o trabalho para que o risco de uma epidemia seja eliminado de Pará de Minas:


Adilson José Batista
forcatarefaadilsonbatista

Os agentes de Combate a Endemias realizarão a força-tarefa nesta sexta-feira (2), das 8h às 15h30. Todos os recipientes que acumulam água parada devem ser colocados na porta das casas para recolhimento. Vale lembrar que não serão recolhidos restos de materiais de construção e entulhos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!