CAPSi é exclusivo para crianças e adolescentes e secretária alerta que excesso de telas está provocando adoecimento mental

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) Marcos Renato Ribeiro, foi inaugurado nesta sexta, 30 agosto. O equipamento público já estava funcionando há alguns meses, ofertando cuidados em saúde mental, conforme publicado pelo Portal GRNEWS.

Com a inauguração oficial, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Pará de Minas que já era considerada referência na prestação de serviços para pessoas com sofrimento mental, fica mais robusta. A RAPS conta ainda com o CAPS II (antigo Cersam), CAPS AD, Centro de Convivência em Saúde Mental e a Residência Terapêutica.

Antes da implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, o Município de Pará de Minas contava com o Entrelaços para atender crianças e adolescentes com problemas mentais.

A equipe multidisciplinar do CAPSi composta por pediatra, médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, enfermeiro e assistentes de enfermagem, está prepara para prestar os atendimentos necessários.

A psicóloga Marina Saraiva, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, destaca a importância desse equipamento público, que em sua opinião, deixa uma marca no que se refere ao atendimento psicológico de crianças e adolescentes. Lembra que esse tipo de atendimento teve início em Pará de Minas no ano de 1994:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Marina Saraiva
capsimarina1

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, afirma que uma das diferenças do CAPSi, em relação a outros equipamentos públicos, é o atendimento das crianças e adolescentes no contexto familiar:

Ana Clara Teles Meytre
capsiana2

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Com destaque para a Atenção Primária à Saúde, a secretaria cita a implantação do Programa Saúde Mental Mais Perto de Você que complementa o CAPSi, uma unidade de atendimento de portas abertas, inclusive para casos de urgência e emergência:

Ana Clara Teles Meytre
capsiana1

Ana Clara Teles Meytre avalia que o excesso de telas na vida das pessoas, em especial das pessoas, tem contribuído para o adoecimento mental das pessoas:

Ana Clara Teles Meytre
capsiana3

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) está localizado na Rua Londrina, 305, bairro Jardim Beatriz, e atende crianças e adolescentes que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) ou sofrimento psíquico decorrente do uso de substâncias psicoativas (até 15 anos, 11 meses e 29 dias).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!